Candelária recebe selo ouro como município amigo da vacina

Candelária recebe selo ouro como município amigo da vacina

O município de Candelária foi reconhecido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) com o Selo Ouro do Programa Amigo da Vacina, premiação concedida a cidades que se destacam em ações de incentivo à vacinação e no trabalho de ampliação das coberturas vacinais. A cerimônia de entrega da certificação ocorreu na tarde desta quarta-feira, 20 de agosto, na sede do MP. 
 
A distinção é concedida aos municípios que alcançaram as metas de vacinação estabelecidas para 2024, contemplando três imunizantes estratégicos: pentavalente, tríplice viral e HPV. No total, 415 municípios gaúchos receberam a certificação, sendo 139 com o selo ouro, 153 com o selo prata e 123 com o selo bronze.
 
Candelária atingiu os índices nas três categorias, conquistando o selo máximo da iniciativa. O prefeito Nestor Ellwanger, o Rim, a secretária de Saúde, Grazieli Priebe, e a coordenadora de imunização Ane Fornari receberam a certificação. “O reconhecimento é resultado do esforço conjunto de todos os profissionais de saúde que têm atuado de forma integrada na mobilização da população e na conscientização sobre a importância das vacinas. Mas, principalmente da comunidade que acredita no poder da vacina e da ciência”, ressaltou a secretária. 
 
O destaque do município vai para a vacinação contra o HPV em meninos de 9 a 14 anos. Em 2021, a cobertura era de apenas 41,82%. Com muito trabalho das equipes de saúde e a adesão das famílias, esse índice saltou para 68,47% em 2022, alcançou 86% em 2023 e chegou a 90,36% em 2024, superando a meta estabelecida pelo programa.
 
Na infância, os resultados também impressionam. Em 2023, a cobertura vacinal foi de 93% na Pentavalente e 87,5% na Tríplice Viral. Já em 2024, o município ultrapassou todas as metas: 100% na Pentavalente e 99% na Tríplice Viral. O prefeito Rim ressaltou também o trabalho das nossas equipes e à participação da comunidade, que entende a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. “É uma vitória de todos os candelarienses”, destacou o chefe do Executivo.
Compartilhe: ·