Candelária marca presença na mobilização da Famurs em defesa dos agricultores

Candelária marca presença na mobilização da Famurs em defesa dos agricultores

Os produtores de Candelária estiveram bem representados na mobilização organizada pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), realizada nesta segunda-feira (16), em Porto Alegre. O prefeito Nestor Ellwanger (Rim), o vice-prefeito Cristiano Becker, a secretária de Assistência Social Alexandra Bini, além de uma comitiva de vereadores formada por Jaira Diehl, Marcio Bataioli, Marcelinho D’Ávila, Mateus Boeck, Cristina Rohde, Ginevra da Silveira e Cezar Pohlmann e mais alguns agricultores. 
 
O ato reuniu lideranças de quase todos os municípios gaúchos com um objetivo comum: pressionar o governo federal para garantir a renegociação das dívidas dos produtores rurais. O endividamento crescente no campo não atinge apenas as famílias produtoras, mas impacta diretamente na arrecadação e na sustentabilidade econômica dos municípios.
 
O prefeito Rim, que também preside a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), destacou a gravidade da situação. “O que vimos hoje em Porto Alegre é uma pequena mostra da realidade, que é desesperadora no interior. Se não fizermos nada, iremos assistir a um verdadeiro colapso na produção rural e a um caos social em nossa região, por conta da crise que será gerada no agronegócio”, alertou.
 
Ao final do encontro, a Famurs formalizou um documento que representa as demandas dos 497 municípios gaúchos, listando as medidas necessárias para a reconstrução do agronegócio no estado. “Estamos aqui, firmes, defendendo que o governo federal conceda até 20 anos para que os produtores possam regularizar suas dívidas, através da securitização. Isso não é um favor, é uma necessidade. É um ato de justiça com quem carrega o Brasil nas costas, que são os trabalhadores e trabalhadoras do campo”, reforçou Rim.
Compartilhe: ·