Produtores de Candelária receberão R$ 4,5 milhões por meio da Operação Terra Forte
Inscrições iniciam no dia 15 de julho na Emater/RS-Ascar; expectativa é beneficiar 150 agricultores familiares do município
Os agricultores familiares do município de Candelária terão acesso a um importante reforço para impulsionar suas atividades produtivas. Por meio da Operação Terra Forte, programa lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado, serão destinados R$ 4,5 milhões a produtores locais, com o objetivo de fomentar projetos de desenvolvimento rural sustentável, ampliar a produção e fortalecer a permanência das famílias no campo.
A iniciativa conta com a execução da Emater/RS-Ascar, que será responsável pelo atendimento direto aos interessados. As inscrições para participar da operação terão início no dia 15 de julho, no escritório local da Emater, e deverão contemplar produtores com Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ativo. Na quarta-feira (11), uma comitiva de Candelária, liderada pelo prefeito Nestor Ellwanger (Rim), participou da apresentação do programa no município de Soledade.
A expectativa é de que 150 agricultores sejam contemplados com os recursos em Candelária. Nesta quinta-feira (12), o prefeito Rim se reuniu com o gerente do escritório da Emater de Candelária, Sanderlei Pereira, e o presidente do Conselho Municipal de Agricultura e Pecuária, Adilo Schuck, para alinhar os encaminhamentos e garantir a efetividade da operação no município.
Além do investimento financeiro, os beneficiários contarão com assistência técnica e acompanhamento contínuo tanto da equipe da Emater quanto da Prefeitura Municipal, assegurando que os recursos gerem resultados efetivos no fortalecimento da agricultura familiar local. “Ainda por meio do programa, a prefeitura vai receber um trator para atender essas famílias beneficiadas. É um auxilio muito importante para que os agricultores possam se reerguer agricultores que foram atingidos por estiagem e enchente”, comentou o prefeito.
MILHO 100%
Além da Operação Terra Forte, o Governo do Estado lançou o Programa Extraordinário de Recuperação da Lavoura de Milho e Sorgo – Milho 100%, voltado ao fomento do cultivo de milho e sorgo no Rio Grande do Sul. A iniciativa prevê a distribuição gratuita de sementes destinadas à produção de grãos e/ou silagem para agricultores e pecuaristas familiares.
Em Candelária, o cadastro e a distribuição das sementes estão sendo realizados pelo Sindicato Rural e Sindicado dos Trabalhadores Rurais, com inscrição até o dia 18 de junho. Cada produtor pode receber até 6 sacos de sementes, de acordo com a necessidade de cada propriedade, sendo a organização feita diretamente pelas entidades envolvidas.
A medida busca estimular a recuperação da capacidade produtiva no campo, especialmente após os impactos climáticos dos últimos anos, e contribuir com o abastecimento de grãos e forragem para a pecuária.