Reunião na FEPAM busca agilidade na liberação da licença para construção de ponte na Rebentona

Reunião na FEPAM busca agilidade na liberação da licença para construção de ponte na Rebentona

O vice-prefeito Cristiano Becker, acompanhado do secretário de Administração, Jorge Mallmann, e de Daniro Goetze, assessor do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivison Brum, esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira (8), para uma reunião com o diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Renato Chagas.
 
O objetivo do encontro foi solicitar agilidade na liberação da licença ambiental do projeto da ponte férrea que será instala sobre o Rio Pardo, na localidade da Rebentona. A estrutura está pronta para ser retirada do município de Quaraí, contudo a instalação na divisa de Candelária e Vale do Sol ainda depende de liberação da Fepam.
 
A ponte férrea conta com três módulos: dois deles, de 20 metros cada, serão transportados inteiros para Candelária. Já o módulo de 40 metros será cortado para o transporte e posteriormente soldado no local definitivo. Além disso, será necessária a construção de dois pilares de sustentação, necessitando a liberação ambiental.
 
A agenda reforçou a importância estratégica e o caráter de urgência da pauta, tendo em vista que o projeto é considerado prioritário para a região, uma vez que o acesso até a ponte já está liberado. No entanto, o avanço da iniciativa depende exclusivamente da autorização da Fepam — etapa necessária também para a liberação de recursos financeiros já garantidos junto ao Instituto Ling.
 
“Nossa intenção foi de fazer um apelo por atenção especial ao processo, destacando ao presidente, o impacto positivo que a obra terá no desenvolvimento local, pois faz parte do processo de reconstrução pós-enchente”, comentou o vice-prefeito. A liberação da licença ambiental representa o último passo antes do início efetivo das obras.
 
O presidente da Fepam, Renato Chagas, demonstrou sensibilidade em relação à demanda apresentada e comprometeu-se a dar prioridade à análise do processo, dentro dos trâmites legais e técnicos exigidos.
Compartilhe: ·