Índices demonstram crescimento na Educaç?o
Reflexo do crescimento municipal
Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Candelária tem se notabilizado nos últimos anos também na educaç?o, com avanços importantes no nível de ensino, e no numero de vagas disponíveis, onde destacamos sobremaneira o Ensino infantil que engloba os alunos que as Creches e as Pré Escolas. No dia 02 de janeiro o Jornal Zero Hora, publicou matéria sobre o seguinte teor “ UM NUMERO PARA SER COMEMORADO” onde demonstrava o crescimento no Brasil de 4,2 % , no ano de 2018, para as matriculas em Creches e de 0,75%, de crescimento de matriculas para alunos da Pré Escola. Ao verificarmos os números de Candelária, no mesmo período constatamos os seguintes números para a Educaç?o Infantil , ou seja Creches e Pré Escola, Municipal :
DADOS CRECHE 2017 E 2018 |
DADOS PRÉ ESCOLA 2017 E 2018 |
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ANO |
MUN. |
POS. EST. |
ANO |
MUN. |
POS. EST. |
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2017/ALUNOS |
173 |
133? |
2017/ALUNOS |
480 |
84? |
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2018/ALUNOS |
261 |
109? |
2018/ALUNOS |
499 |
86? |
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CRES. ALUNOS |
88 |
|
CRES. ALUNOS |
19 |
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VAR. % |
50,86% |
Ganho Pos. 24? |
VAR. % |
3,96% |
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ALUNOS 2015 - 139 - ALUNOS 2019 - 308 - AUMENTO DE ALUNOS: 169 = Per. De 121,58% |
ALUNOS 2015 - 238 ALUNOS 2019 - 484 AUMENTO DE ALUNOS: 246 = Perc. De 103,36% |
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ANALISE DA EVOLUÇ?O DO ENSINO NAS CRECHES DO MUNICIPIO.
Como podemos observar, na tabela acima, a variaç?o de ofertas de vagas (matriculas) no Município de Candelária de 2017 para 2018, foram de 88 novas vagas, ou seja, 50,88%, o que representa doze vezes a mais, que o percentual brasileiro, no período. Em raz?o disto passamos da 141? posiç?o no Estado para 116?, avançando 25? posiç?es. Importante também é destacar a evoluç?o deste 2015,quando ocupávamos a posiç?o 151?, e possuíamos 139 alunos, para 261 alunos em 2018, passando para a 116? posiç?o, avançamos ent?o 35? posiç?es em 4 anos. Já com os dados agregados pela Secretaria Municipal de Educaç?o relativos ao ano 2019, dos 139 alunos matriculados em 2015 passamos para 308 alunos. Portanto neste período foram criadas 169 novas vagas, ou seja um crescimento de 121,58%. Concluindo, que o crescimento de 47 novas vagas no período de 2018 a 2019, que resultou num aumento de mais 18%, ainda n?o foram lançadas no sistema do IBGE, o que com certeza também nos possibilitar?o avançar ainda mais em termos de posiç?o no Estado.
ANALISE DA EVOLUÇ?O DA PRÉ ESCOLA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Como podemos observar, na tabela acima, a variaç?o de ofertas de vagas (matriculas) no Município de Candelária de 2017 para 2018, foram de 19 novas vagas, ou seja, de 3,96%, o que representa cinco vezes a mais, que o percentual brasileiro, no período. Apesar do crescimento das vagas mantivemos praticamente a mesma posiç?o, ou seja, de 84? para a posiç?o 86?. Importante, porém, é destacar a evoluç?o deste 2015,quando ocupávamos a posiç?o 129?, e possuíamos 238 alunos, para 499 alunos em 2018, passando para a 86? posiç?o, avançamos ent?o 43? posiç?es em 4 anos. Já com os dados agregados pela Secretaria Municipal de Educaç?o relativo ao ano 2019, dos 238 alunos matriculados em 2015 passamos para 484 alunos. Portanto neste período foram criadas 246 novas vagas, ou seja, um crescimento de 103,36%. A retraç?o de 2018 para 2019 de 15 anos é considerada normal, uma vez que diversos alunos atingiram os limites de idade e foram para o 1? ano, e a migraç?o interna que ocorre anualmente.
AMPLIAÇ?O DO QUADRO DOCENTE
Para atender ao aumento da demanda de vagas (matriculas) criadas, a Municipalidade também ampliou o seu quadro de professores (docentes), de 2015 ? 2018, conforme demonstramos em quadro abaixo:
PROFESSORES CRECHE |
PROFESSORES PRÉ ESCOLA |
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ANO |
PROF. |
POS. ESTADO |
ANO |
PROFESSORES |
POS. ESTADO |
|
2015 |
14 |
133? |
2015 |
18 |
137? |
|
2018 |
23 |
109? |
2018 |
36 |
85? |
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CRESC. PROF. |
9 |
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CRESC. PROF. |
18 |
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VAR. % |
64,28% |
Ganho Pos. 24? |
VAR.% |
100,00% |
Ganho Pos. 52? |
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Em raz?o destes números, como podemos observar , estamos avançando paulatinamente nos Índices Educacionais, primeiro no IDESE, que é o mais nos preocupa, mas de 2015 para 2016, subimos 9 posiç?es quebrando uma série de vários anos de queda e de estagnaç?o. Temos a certeza absoluta de quando vier a ser lançado no sistema os dados de 2017 e 2018, mostrará Candelária em outros patamares.
Recentemente foi divulgado o IOEB – Índice de Oportunidades de Educaç?o Brasileira, 2019, onde demonstra com clareza aquilo que afirmamos , pois Candelária tem apresentado números animadores de crescimento. O IOEB, é um índice único para cada território, seja município, estado ou Distrito Federal e que engloba toda a educaç?o básica, da educaç?o infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e n?o apenas os que est?o efetivamente na escola.
De uma maneira geral, Candelária, através dos números que s?o divulgados por órg?os oficiais, ou por instituiç?es com credibilidade, apresenta índices crescentes na Educaç?o. Segundo o Prefeito Paulo Butzge, os investimentos na área de Educaç?o finalmente começam a frutificar e Candelária, caminha celeremente em busca do seu devido lugar no concerto das comunas gauchas . O gráfico do IOEB 2019, já nos coloca 4? lugar no Vale do Rio Pardo, nos mesmos nos níveis educacionais de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, superando outros oito Municípios.
Os dados presentes foram pesquisados junto ao IBGE, IOEB, IDESEVISIS, SME Candelária, pelo Oficial do Gabinete da Governança, que a pedido do Prefeito Municipal Paulo Butzge, esta montando um banco de dados, visando a definiç?o de políticas publicas para todas áreas do Municipio.