Índices demonstram crescimento na Educaç?o

Reflexo do crescimento municipal

Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Candelária tem se notabilizado nos últimos anos também na educaç?o, com avanços importantes no nível de ensino, e no  numero de vagas disponíveis, onde destacamos sobremaneira o Ensino infantil que engloba os alunos que as Creches e as Pré Escolas.  No dia 02 de janeiro o Jornal  Zero Hora, publicou   matéria sobre o seguinte teor “ UM NUMERO PARA SER COMEMORADO” onde demonstrava o crescimento  no Brasil   de 4,2 % , no ano de 2018, para as matriculas  em Creches e  de  0,75%,  de crescimento  de matriculas para alunos da Pré Escola.  Ao  verificarmos os números de Candelária,  no mesmo período    constatamos os seguintes  números   para a Educaç?o Infantil , ou seja Creches e Pré Escola, Municipal :  

DADOS     CRECHE     2017 E 2018

  DADOS  PRÉ ESCOLA 2017 E 2018

 

ANO

MUN.

POS. EST.

ANO

MUN.

POS. EST.

2017/ALUNOS

173

133?

2017/ALUNOS

480

84?

2018/ALUNOS

261

109?

2018/ALUNOS

499

86?

CRES. ALUNOS

88

 

CRES. ALUNOS

19

 

VAR. %

     50,86%

Ganho Pos. 24?

VAR. %

3,96%

 

ALUNOS  2015 -   139 -  

ALUNOS 2019  -   308  -

AUMENTO DE ALUNOS:  169  =  Per. De  121,58%

ALUNOS 2015  -  238

ALUNOS 2019  - 484

AUMENTO DE ALUNOS:  246 = Perc. De 103,36%

             

 

                                  ANALISE DA EVOLUÇ?O  DO ENSINO NAS CRECHES DO MUNICIPIO.

Como podemos observar, na tabela acima,   a variaç?o de ofertas de vagas (matriculas) no Município de Candelária de 2017 para 2018, foram de 88 novas vagas, ou seja,   50,88%, o que representa doze vezes a mais, que o percentual brasileiro, no período. Em raz?o disto passamos da 141? posiç?o no Estado para 116?, avançando 25? posiç?es.   Importante também é destacar a evoluç?o deste  2015,quando ocupávamos a posiç?o 151?, e possuíamos 139 alunos, para 261 alunos em  2018, passando para a  116? posiç?o,  avançamos ent?o  35? posiç?es em 4 anos. Já com os dados agregados pela Secretaria Municipal de Educaç?o relativos ao ano  2019, dos 139 alunos matriculados em 2015  passamos  para  308 alunos. Portanto neste período foram criadas  169 novas vagas, ou seja um crescimento de  121,58%.  Concluindo, que o crescimento de 47 novas vagas no período de 2018 a 2019, que resultou num aumento de mais 18%, ainda n?o foram  lançadas no sistema do IBGE, o que com certeza também nos possibilitar?o  avançar ainda mais  em termos de  posiç?o no Estado.   

 

 

                      ANALISE  DA EVOLUÇ?O DA PRÉ ESCOLA  NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Como podemos observar, na tabela acima,   a variaç?o de ofertas de vagas (matriculas) no Município de Candelária de 2017 para 2018, foram de 19 novas vagas, ou seja, de 3,96%,  o que representa cinco  vezes a mais, que o percentual brasileiro, no período. Apesar do crescimento das vagas mantivemos praticamente a mesma posiç?o, ou seja, de 84? para a posiç?o 86?.    Importante, porém,   é destacar a evoluç?o deste  2015,quando ocupávamos a posiç?o 129?, e possuíamos 238 alunos, para 499 alunos em  2018, passando para a  86? posiç?o,  avançamos ent?o  43? posiç?es em 4 anos. Já com os dados agregados pela Secretaria Municipal de Educaç?o relativo ao ano 2019, dos 238 alunos matriculados em 2015 passamos para 484 alunos. Portanto neste período foram criadas 246 novas vagas, ou seja, um crescimento de  103,36%.  A retraç?o de 2018 para 2019 de 15 anos é considerada normal, uma vez que diversos alunos atingiram os limites de idade e foram para  o  1? ano, e a migraç?o interna que ocorre anualmente. 

                                       AMPLIAÇ?O DO QUADRO DOCENTE

 Para atender ao aumento da demanda de vagas (matriculas) criadas, a Municipalidade também ampliou o seu quadro de professores (docentes), de 2015  ? 2018, conforme demonstramos em quadro  abaixo:

PROFESSORES   CRECHE

 PROFESSORES  PRÉ ESCOLA

 

ANO

PROF.

POS. ESTADO

ANO

PROFESSORES

POS. ESTADO

2015

14

133?

2015

18

137?

2018

23

109?

2018

36

85?

CRESC. PROF.

9

 

CRESC. PROF.

18

 

VAR. %

64,28%

Ganho Pos. 24?

VAR.%

100,00%

Ganho Pos. 52?

             

 

Em raz?o destes números,  como podemos observar ,  estamos avançando paulatinamente nos Índices Educacionais, primeiro no IDESE, que é o mais nos preocupa, mas de 2015 para 2016,  subimos 9  posiç?es  quebrando  uma série de vários anos de queda e  de estagnaç?o.  Temos a certeza absoluta de quando vier a ser lançado no sistema os dados de 2017 e 2018, mostrará Candelária em outros  patamares.

Recentemente foi divulgado  o   IOEB – Índice de Oportunidades de Educaç?o Brasileira,  2019,  onde demonstra  com  clareza aquilo que  afirmamos , pois Candelária tem apresentado números animadores de  crescimento. O IOEB, é um índice único para cada território, seja município, estado ou Distrito Federal e que engloba toda a educaç?o básica, da educaç?o infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local, bem como todos os moradores locais em idade escolar, e n?o apenas os que est?o efetivamente na escola.

De uma maneira geral, Candelária, através dos números  que s?o divulgados por órg?os oficiais, ou por instituiç?es  com credibilidade,  apresenta    índices crescentes na Educaç?o. Segundo o  Prefeito Paulo Butzge, os investimentos na área de Educaç?o finalmente começam a frutificar e  Candelária,  caminha celeremente em busca do seu devido lugar no concerto das comunas gauchas . O gráfico do  IOEB 2019, já  nos coloca 4? lugar no Vale do Rio Pardo, nos mesmos  nos níveis  educacionais  de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, superando outros oito Municípios.

  Os dados presentes  foram pesquisados junto ao IBGE, IOEB, IDESEVISIS, SME Candelária, pelo  Oficial do Gabinete da Governança, que a pedido do Prefeito Municipal Paulo Butzge, esta montando um banco de dados, visando a definiç?o de  políticas publicas para todas áreas do Municipio.

 

 

 

 

 

 

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