Formaç?o PNAIC para coordenadores pedagógicos locais
.
Aconteceu no ultimo dia 01 de março, o encontro de Coordenadores Pedagógicos locais do PNAIC (programa de alfabetizaç?o na idade certa), programa esse que está sob coordenaç?o Regional da assessora Pedagógica Elisabete Mallmann da 6?
Presentes na abertura da formaç?o o Coordenador Regional de Educaç?o Luiz Ricardo Pinho de Moura, a Coordenadora Pedagógica Helena Gassen Etges e a assessora pedagógica Miriam Crespo da 6? CRE.
O NTE de Santa Cruz do Sul, sediou a primeira formaç?o do ano de 2018 do programa PNAIC.
Estiveram presentes as formadoras locais:
Andréa Freitas Rodrigues - Encruzilhada do Sul
Rosani Maria Kanitz - Vale Verde
Rosane Siqueira (represent. Lilian) - Rio Pardo
Scheila Regina Gass Schurer - Candelária
Liata Margone Garcia - Candelária
Maria Fátima Mueller - Gramado Xavier
Elides Bock - Boqueir?o do Le?o
Giovana Lobo - Vale do Sol
Anita A. W. Brandenburg - Sinimbu
Maria Liege Barbosa de Oliveira - Santa Cruz do Sul
Greice Greiner da Silveira - Herveiras
Aline Maria Rabuske - Lagoa Bonita do Sul
Catiele Henkes Mergen Bonelli - Sobradinho
Catieli Daminelli - Passa Sete
Júlia Grasiele de Jesus Ferreira - Passo do Sobrado
Simone J.R. Maggioni - Mato Leit?o
Juliane Weiss Niedermayer - Venâncio Aires
De acordo com o documento orientador do PNAIC o fortalecimento da governança, por meio das estruturas estaduais, regionais e locais de formaç?o e gest?o, direcionadas pelo Comit? Gestor Estadual para a Alfabetizaç?o e o Letramento, com estrutura paritária de decis?o entre Undime e Estado, busca incentivar o diálogo e a colaboraç?o entre os entes públicos e garantir que as atividades formativas cheguem ? sala de aula, respeitando as necessidades dos alunos de toda a rede de ensino.
O programa faz referencia a um maior direcionamento na intencionalidade pedagógica das formaç?es e da atuaç?o dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local, reforçando a importância de ter, na estrutura de formaç?o e gest?o, atores locais altamente comprometidos com os processos formativos e de monitoramento, avaliaç?o e intervenç?o pedagógica.