
Defesa Civil de Candelária participou da II Conferencia Nacional da Defesa Civil
Coordenador Euclides Rodrigues representou região
O coordenador da Defesa Civil de Candelária, tenente Euclides Rodrigues participou da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, entre os dias 04 e 07 de novembro, em Brasília. O evento aconteceu no Centro de Convenções Internacionais de Brasília, com carga horária das 9hs ao meio dia e das 13:30hs as 18 hs, com recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional.
O objetivo da 2ª Conferência foi o de discutir as normas que os municípios deverão se pautar a partir da publicação das 30 novas diretrizes e 10 prioridades, elencadas por 1,2 mil delegados de todo o país, que foram somadas as outras diretrizes já existentes na lei de nº 12608 e 12.340
Na prática, este evento teve como estopim as conferencias municipais da Defesa Civil, onde os municípios elencaram suas prioridades, que foram levadas a uma conferência estadual, onde foram discutidas e elencadas para serem levadas a 2ª Conferência Nacional.
Segundo o coordenador tem Rodrigues, os avanços conquistados nesta conferência foram enormes, basta dizer que hoje, para que o prefeito possa decretar “situação de Emergência”, ao danos devem ser quando do setor publico tiver prejuízos de 0,2303%, da receita corrente liquida do ano anterior, diferente dos 2,77%, índice que era aplicado. No setor privado também foram grandes as alterações, passando de 8,33% para 0,069%, o que fará uma grande diferença no auxilio dos danos causados pelas catástrofes, como enxurradas, granizo e toda a gama de intempéries.
Outros grandes avanços relatados pelo coordenador, é com relação a agilidade que os municípios estarão recebendo os recursos em caso de sinistro. Segundo ele, foram desburocratizados os trâmites, e ainda outras normas foram alteradas para que os municípios tenham os recursos de forma mais ágil e rápida.