11ª Feira do Livro abriu segunda-feira em grande estilo

11ª Feira do Livro abriu segunda-feira em grande estilo

“Meus filhos terão computadores sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a própria história.”

Com esta citação do mega empresário da informática Bill Gates teve inicio na noite de segunda feira  a 11ª Feira do Livro de Candelária com a participação de diversas autoridades.

A feira do livro tem por objetivo estimular ao hábito da leitura e aproximar a comunidade dos livros através de animação cultural, peças teatrais, palestras, contação de histórias, shows de mágica, pintura de rostos e arte em balões.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Paulo Butzge, do presidente da Câmara Municipal Cristiano Pinto Becker, secretários municipais e outras lideranças locais. O secretário de Turismo, Cultura e Esportes foi o primeiro a se pronunciar e declarou a sua alegria de elaborar a 11ª Feira do Livro de Candelária. Destacou as parcerias necessárias para o evento, além de salientar as livrarias que estão expondo as obras literárias na feira, que vieram de diferentes pontos do estado, como Charqueadas, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e também de Porto Alegre, além da Casa Espírita Caminho de Luz de Candelária que participa da feira com um espaço específico de literatura espírita. Tavares destacou também a opção de realizar a feira dentro do Clube Rio Branco, em amplo espaço, ao mesmo tempo aconchegante mas especialmente econômico, já que a realização da feira em espaço aberto exigiria gastos maiores. 

Logo após o pronunciamento do secretário, foi a vez do Patrono da feira, Wagner Costa e fazer uso da palavra. Natural de São Paulo, Wagner é jornalista e trabalho nos principais órgãos de imprensa do país. Em seu discurso salientou a importância da leitura na formação cultural dos nossos jovens, ressaltando dois grandes referenciais, da família, lembrando que as crianças seguem exemplos, e a escola e os professores, dizendo que foi seduzido pelos livros através de sua professora, que realizava leituras e contação de histórias em sala de aula.

Para encerrar as manifestações, o prefeito Paulo Butzge enfatizou  o poder de transformação  da leitura na vida das pessoas. Disse ainda que a 11ª Feira do Livro de Candelária ilustra o que pretendemos fazer pelos nossos semelhantes, inclusive com as futuras gerações. O prefeito ainda enalteceu a participação do patrono da feira Wagner Costa, e simbolizando esta gratidão, em nome da comunidade o prefeito presenteou o patrono com uma cesta de produtos produzidos em Candelária.Finalizando a abertura, Rita Maurício apresentou o personagem “Gaudêncio”, um legítimo gaúcho que contou “causos” interagindo com a platéia, ressaltando a ascendência germânica de nossa população.


Compartilhe: ·