Alunos deficientes visuais tem inclusão garantida em Candelária

Alunos deficientes visuais tem inclusão garantida em Candelária

Partindo-se da premissa que o direito a educação é para todos, sem distinção de raça, credo ou condição física do ser humano, Candelária tem na EMEF Lauro Hintz localizada na Linha Brasil, como a primeira escola municipal com a inclusão de alunos com deficiência visual na classe do ensino regular.

Vale destacar o quanto foi e está sendo importante o trabalho das professoras deste educandário que com dedicação e empenho, não mediram  esforços para alfabetizar o primeiro aluno cego incluído na classe regular.

A escola no momento conta com dois alunos com deficiência visual, um na alfabetização e outro no 5º ano. Para as professoras um grande desafio e muita superação.

A escola conta com o apoio da Secretária Municipal de Educação que disponibiliza um profissional da área de Educação Especial com curso em “braille”, para orientar as professoras do ensino regular, uma vez ao mês, no atendimento a esses alunos na referida escola.

O prefeito Paulo Butzge salienta da grande importância da educação, uma das principais bandeiras do seu governo. “Todos tem direito a educação, em nosso município não é diferente, especialmente nestes casos que além de educar, é uma questão de inclusão social”.

Com uma sala multifuncional,  EMEF Christiano Affonso Graeff também atende esses alunos, com recursos ópticos, máquina braille, impressora braille, livros impressos em alto relevo e braille, entre outros instrumentos, para dar condições aos alunos de acompanhar as atividades desenvolvidas na sala de aula.

Os alunos com deficiência visual também contam com transporte escolar para chegar a escola, para aprenderem na sala Multifuncional com a professora Iara Terezinha Pozzebon.

Compartilhe: ·