Reunião do CMDCA
02 de Dezembro de 2019

Reunião do CMDCA

Hoje, dia 02 de dezembro, pela manhã, foi realizada uma reunião com as entidades inscritas no CMDCA e com os diversos parceiros que fazem parte da política pública da criança e do adolescente do nosso Município, sendo que os mesmos  foram recebidos com um saboroso café da manhã.

A Presidente do CMDCA, Sra. Ana Paula Scota, agradeceu a presença, e enfatizou a importância de todos estarem juntos, unidos, em defesa da criança e do adolescente, voltando-se para ações que visem a proteção integral dos mesmos.

Estavam presentes as seguintes entidades e parceiros: Paróquia Nossa Senhora Candelária, Comunidade Sinodal, ACCEV - Associação Cultural de Candelária Érico Veríssimo, Fly Boys, Cavalgada da Mulher Gaúcha, Mandala Associação Pró-Autismo, Escritório Muller, Marcelo Neto, além de conselheiros/membros do CMDCA.

A Vice-Presidente, Sra. Arlete, também agradeceu a presença de todos e explicou o funcionamento do CMDCA no município e ressaltou a importância da reunião, oportunidade para o CMDCA apresentar as suas ações, todas elas com prestação de contas e muita transparência.

A Secretária do CMDCA, Sra. Graziele Mahl, distribuiu o último folder confeccionado por esse colegiado, onde constam informações referentes a esta política pública, bem como, fez a apresentação das últimas ações implementadas/desenvolvidas, que igualmente estão ilustradas no informativo.

Sra. Arlete deu sequência à reunião,  enaltecendo a importância da doação para o FUMDICA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem por objetivo ser um instrumento de captação e aplicação de recursos destinados à política pública de atendimento à criança e ao adolescente, estabelecida pelo Município, com o auxílio de propostas de ação do CMDCA. As pessoas físicas que fazem a declaração do imposto de rende no modelo completo e as pessoas jurídicas podem fazer essa doação. Arlete frisou que os problemas que assolam nossas crianças e adolescentes é de responsabilidade de todos e por isso é necessária a união e o esforço de todos para juntos demostrarmos entendimento, comprometimento e sensibilização quando o assunto é doações ao FUMDICA. Na oportunidade, o Sr. Marcelo Neto se manifestou, colocando-se a disposição para auxiliar nessa campanha, visitando empresas, contadores e pessoas da comunidade, para assim como ele, realizarem a sua doação, ideia que foi acolhida pelos presentes. Elogiou as ações do CMDCA de Candelária, bem como a sua transparência na aplicação dos recursos e no desenvolvimento de suas ações.

As entidades representadas na reunião, também fizeram seu pronunciamento, agradeceram a parceria realizada com o CMDCA, e se colocaram a disposição para auxiliar na busca por mais recursos.

Para finalizar, foi apresentado um vídeo “Um mundo bem melhor”, que fala da importância de todos darem as mãos, lembrar que somos todos irmãos, que fizemos parte de algo maior, que não precisamos ir longe, e que se procurarmos ao nosso redor, podemos fazer um mundo bem melhor. Essa foi a mensagem deixada pelo CMDCA, em agradecimento a todos que fazem parte dessa causa da criança e adolescente durante o ano de 2019, juntamente com a entrega de um cartão de Natal e o desejo de Boas Festas.

A segunda parte da manhã, contou com a reunião mensal do CMDCA.

A presidente  do CMDCA, Sra. Ana Paula Scota, agradeceu a presença de todos, e convidou a todos para estarem presentes na posse dos Conselheiros Tutelares, que será realizada no dia 10 de janeiro de 2020, pela manhã, na Câmara de Vereadores.

Após, a Coordenadora do CECOAS-Centro de Convivência de Assistência Social, Sra. Muriel Josiane de Campos, apresentou o projeto “Aquisição de equipamentos/mobiliário para as salas de atendimento do CECOAS”, justificando a necessidade de equipar 02 (duas) das 04 (quatro) salas de atendimento diário de crianças, através da aquisição de mobiliário, que hoje se encontram bastante danificados e alguns inapropriados para o uso. Falou ainda que os recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação são limitados, que é necessário buscar  parcerias para dar continuidade às melhorias necessárias que irão resultar no melhor aproveitamento dos grupos atendidos. O projeto visa a compra de mesas, cadeiras e armários para 02 (duas) salas de atendimento de crianças, no valor total de R$ 13.344,00. O projeto foi apreciado e aprovado por unanimidade através da votação dos conselheiros presentes.

Para finalizar, foi decidido que as reuniões ordinárias do CMDCA serão retomadas no início do mês de março.

Prefeitura Municipal de Candelária / RS | Av. Pereira Rêgo, 1665 - Fone: 51 3743 8100 - Cep: 96930 000 | ouvidoria@candelaria.rs.gov.br