"2? dia D" da BNCC na Rede Municipal de Ensino de Candelária
.
A implementaç?o da Base Nacional Comum do Curriculo (BNCC) é um processo que deve envolver governo, gestores e professores, em diversas frentes: revis?o dos currículos locais, dos materiais didáticos, formaç?o continuada e inicial dos docentes, alinhamento das avaliaç?es.
Assim, conforme a secretária de Educaç?o do Município de Candelária, Esther Gelsdorf Spengler é preciso estudar e entender a proposta da BNCC, o histórico curricular local, as pluralidades e diversidades dos vários documentos existentes, incluindo os currículos dos municípios. Esse mergulho enriquece o debate e qualifica as contribuiç?es e segundo Esther, nos leva a pensar em "como fazer a Base virar realidade nas salas de aula?", indaga a secretária.
Por esses motivos, a fim de dar continuidade ? construç?o do Documento Curricular de Candelária, aconteceu na ultima sexta-feira, 06, o 2? dia D da BNCC na Rede Municipal de Ensino de Candelária. O encontro foi coordenado pelos docentes Susana Margarita Speroni e Cesar Hamilton Brito de Goes, que coordenam o NEB (Núcleo de Educaç?o Básica) na UNISC. Eles abordar?o os seguintes temas: Estrutura da BNCC; Etapas e áreas do conhecimento da Educaç?o Infanrtil, Anos Iniciais e Anos finais do Ensino Fundamental.
Nesse dia, também, destacou-se que é de suma importância a participaç?o de todos nesse processo, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educaç?o básica. Portanto. ele norteará os currículos das escolas municipais, estaduais e privadas a partir de 2019.