Depto de meio Ambiente da prefeitura realiza ações para comemorar
Na tarde do dia 06 de junho, aconteceu na rua coberta uma Mateada, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, ocorrido no último dia 05. Essa data foi estipulada na Conferência de Estocolmo, em 1972, e desde então as discussões sobre a interferência do homem sobre o meio ambiente tem destaque.
O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Candelária, através do Departamento de Meio Ambiente (DEMA) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA). Conforme a licenciadora ambiental Fabiane Wyzykowski, “é impossível que exista a humanidade sem interferência no meio ambiente, afinal, nós necessitamos de recursos naturais para sobreviver. Entretanto, podemos fazer que essa interferência cause o menor impacto ambiental possível. Há atitudes individuais, que coletivamente, fazem toda a diferença. Temos sim, que cobrar ações dos governantes. Mas também temos sim que separar o nosso lixo, fazer o tratamento preliminar do nosso esgoto, economizar a água, ter árvores na nossa calçada, enfim, fazer a nossa parte. Porque é o lugar onde a gente vive, e não podemos achar que por menor que seja nossa ação, seja pouco, porque não é” afirmou Fabiane.
Assim, a ideia dos organizadores foi reunir num evento, projetos de educação ambiental que vem sendo realizados no município de Candelária. Participaram do evento, juntamente com o DEMA, as escolas: EMEF Cristiano A. Graeff, EMEF Adão Jaime Porto, EMEF Percílio Joaquim da Silveira, EMEF São Paulo, EMEF La Sale, Escola Lepage, Escola Fábio Nackpar dos Santos e Colégio Nossa Senhora Medianeira. As entidades parceiras foram a Afubra, Afecan e a Emater/RS-Ascar.
O evento contou também com a presença do prefeito Paulo Roberto Butzge e do vice-prefeito Nestor Ellwanger. Para o prefeito, “Ações que venham alertar e demonstrar que é necessário cuidados com o meio ambiente, caso contrário, a humanidade pode ter sérios problemas no futuro, são muito bem vindas, e aqui neste dia podemos acompanhar as escolas com seus projetos sustentáveis, e vermos nos jovens essa vontade de fazer um mundo melhor, é muito gratificante”, disse Butzge.
Na oportunidade, o DEMA agradece as empresas parceiras: Casas Radunz, Eletrotec, Gazin e Semal que colaboraram com materiais para a confecção dos móveis de pneus reutilizados, a Ervateira Macedo pela disponibilidade e a Afubra, com a doação das mudas de espécies nativas, que estavam sendo doadas para quem entregava lixo eletrônico. O DEMA e CMMA aproveitam para agradecer a todos os participantes da atividade, e a comunidade que compareceu para engrandecer o evento.