Candelária, 27 de Abril de 2024

Mais atrações do Natal
07 de Dezembro de 2007

Mais atrações do Natal

Um projeto encaminhado à Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS) está viabilizando uma programação cultural de Natal como Candelária jamais viu. Segundo explica o secretário municipal de Cultura, Jorge Mallmann, o projeto intitulado “Natal 2007 - Festa das Candeias” ultrapassou várias etapas até ser aprovado pelo Conselho de Cultura. Depois disso, segundo acrescenta, surgiu outra barreira a ser vencida: a captação dos recursos através de uma ou mais empresas dispostas a patrocinar o projeto através da renúncia fiscal. De acordo com o secretário, o grande sucesso obtido com o espetáculo de abertura, com o Grupo Tholl, demonstra que o esforço valeu a pena.
Neste domingo, 9, a Festa das Candeias terá seqüência com mais um dos mais prestigiados shows natalinos no Estado. O cantor Wilson Paim e grupo prometem reforçar o espírito natalino da platéia presente através da música. O repertório é baseado em canções de Natal bem conhecidas do público e que, por isso, facilitam a participação e potencializam a emoção. O show tem início previsto para às 21h30min, no ginásio do Colégio Medianeira. Ingressos antecipados estão sendo vendidos a R$ 3,00 na Casa de Cultura. A prefeitura começou a avaliar ontem à noite a possibilidade de levar o show de Paim para um local ao ar livre junto à praça. Uma decisão a respeito será tomada no início da manhã e divulgada nos meios de comunicação.
A justificativa cultural do projeto aprovado pela LIC menciona que na execução será feito um resgate histórico da origem da denominação de Candelária, relacionada à invocação de Nossa Senhora da Candelária, também conhecida como Nossa Senhora das Candeias ou das Luzes. A Cavalgada das Luzes incluída no programa tem essa proposta. Ela está prevista para este domingo, a partir das 20h30min. Aproximadamente 80 cavaleiros desfilarão pela cidade carregando lanternas, homenageando o Natal e a cidade das luzes. O percurso iniciará pelo CTG Sentinela dos Pampas, seguindo depois pela avenida Marechal Deodoro até perto do hospital. Depois retorna pela Pereira Rego, até a prefeitura, de onde os cavalarianos seguem até o Medianeira.
OUTRAS ATRAÇÕES - O programa ainda prevê outras atrações. No dia 15, o templo da Congregação Evangélica Luterana “Cristo” de Candelária irá sediar o Natal em Canto, com a participação de corais e de um quarteto de cordas de Porto Alegre. O início está previsto para às 20h30min. E no dia 17, igualmente a partir das 20h30min, o Natal Luz, com a encenação do Presépio Vivo e o esperado show da Orquestra Municipal de Teutônia.

Fonte:Folha de Candelária