Candelária, 07 de Maio de 2024

Roteiro turístico será lançado em Gramado
28 de Novembro de 2007

O projeto desenvolvido para dar um perfil organizado e profissional a um roteiro turístico candelariense prossegue ultrapassando etapas importantes. Batizada como Rota Caminho dos Tropeiros, o roteiro está próximo de estar pronto para entrar no mapa do turismo rural. E um passo importante nesta direção será dado durante o 19º Festival do Turismo de Gramado, iniciado ontem e que se estende até o domingo, 25. Neste evento, que tem o status de uma das maiores feiras de turismo da América Latina, a rota candelariense será apresentada pelo Senar - um dos parceiros do projeto - dentro do Salão do Turismo Rural.
MATERIAL – O material de divulgação do roteiro inclui um folder personalizado. “O roteiro Caminho dos Tropeiros oportuniza aos visitantes uma viagem no tempo percorrendo parte de uma estrada que marcou a história do Rio Grande do Sul. A chamada Estrada do Botucaraí foi aberta em 1798, (...)”. Assim começa o texto que faz uma justificativa histórica do caminho aberto para estabelecer o comércio entre os moradores dos pampas e os de cima da serra, no planalto gaúcho. A Rota Caminho dos Tropeiros ainda será oficialmente inaugurada através de uma solenidade com a presença dos parceiros, proprietários, autoridades e convidados. Esta solenidade ainda não tem data definida.

A abrangência
A Rota Caminho dos Tropeiros oferece visitas ao Aqueduto, ao Horto Medicinal Girassol, à Agroindústria Rodeio da Figueira, ao Museu Rural, ao Parque da Ponte do Império e ao Engenho de Serra e Moinho Colonial Ponte do Império.

Os parceiros
O roteiro é resultado de um trabalho em parceria desenvolvido pela Prefeitura de Candelária, Emater/Ascar, Senar/Sindicato Rural de Candelária e Rota Aventuras. O plano de ação foi executado pela prefeitura (com recursos da secretaria de Turismo e mão-de-obra da secretaria de Obras) e pelos proprietários.

Histórico
A idéia do projeto-piloto de uma rota turística no município nasceu de uma reunião em setembro do ano passado, envolvendo os proprietários e o secretário municipal de Turismo, Jorge Mallmann, e o chefe do escritório local da Emater, Eduardo de Souza. Na oportunidade, foram apresentadas alguns problemas de funcionamento e decidiu-se buscar uma orientação junto ao curso de turismo rural que acontecia na época, através do Senar/Sindicato Rural. A participação de uma reunião do curso originou a formação de uma comissão que elegeu uma subcomissão formada por Alan Wagner, pela secretaria de Turismo, Sanderlei Pereira, pela Emater, e Júnior Kellermann, pela Rota Aventuras. Os três realizaram um levantamento detalhado das propriedades que resultou em um plano de ação apresentado depois ao prefeito Lauro Mainardi e ao vice Ênio Hübner, que autorizaram a participação da prefeitura na execução dos trabalhos projetados.