Candelária, 02 de Maio de 2024

Natal 2007 tem parecer favorável
19 de Setembro de 2007

Natal 2007 tem parecer favorável

Beneficiar projetos de natureza cultural através da renúncia fiscal. Com esta proposta foi criado o Sistema Estadual de Financiamento e Incentivo às Atividades Culturais do Estado do Rio Grande do Sul, instituído pela lei nº 10.846, de 19 de agosto de 1996, conhecida como LIC (Lei de Incentivo à Cultura). Até hoje, o município de Candelária ainda não tinha sido contemplado com recursos pelo Sistema LIC. Esta realidade deverá mudar neste ano a partir da aprovação do projeto “Natal 2007 - Festa das Candeias”.
A programação prevista promete um Natal inesquecível em Candelária neste ano. As atrações incluem shows do Grupo Tholl, do cantor Wilson Paim e da Orquestra Municipal de Teutônia (veja quadro). O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultural, Jorge Mallmann, explica que o projeto ultrapassou todas as instâncias do Sistema LIC. A última foi obtida na quinta-feira, 13, após a Avaliação Coletiva do Conselho Estadual de Cultura, na qual o projeto foi considerado prioritário para captar recursos do Sistema LIC. Isso significa que o projeto está formalmente autorizado para realizar a captação junto a empresas que poderão abater parte do patrocínio concedido do ICMS devido ao Estado do Rio Grande do Sul. Mesmo em férias, o secretário ressalta que pretende realizar já nesta semana uma reunião com vistas à elaboração de um plano de ação para a execução do projeto.

O projeto
Na justificativa, o “Natal 2007” propõe-se a valorizar a programação natalina no município, a partir da realização de shows culturais e artísticos de grande apelo popular e da ampliação da dramatização do Presépio Vivo. O projeto ainda busca transmitir o conhecimento da origem da denominação do município relacionada à invocação da Nossa Senhora da Candelária, inspirada, segundo consta, na passagem na região da Princesa Isabel na década de 1870.

As atrações
• Chegada do Papai Noel e show com o Grupo Tholl • Cavalgada das Luzes e show com o cantor Wilson Paim • Apresentações de peças teatrais • Natal em Canto com apresentações de corais • Natal Luz, com encenação do Presépio Vivo e show com a Orquestra Municipal de Teutônia.

\"\"