Candelária, 25 de Abril de 2024

Dias contados para início da Coleta Seletiva
14 de Março de 2007

Dias contados para início da Coleta SeletivaO programa de coleta seletiva do lixo, desenvolvido pela secretaria municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente juntamente com o Conselho Municipal da Água, é uma realidade cada dia mais evidente. O recolhimento iniciará no próximo dia 20 no município, sempre as terças-feiras a partir das 7h, seguindo o roteiro de recolhimento normal. A empresa responsável pela coleta é a Waccholz Ambiental Sul, que também realiza o recolhimento de lixo seco no interior e faz a varrição das ruas de Candelária.
Segundo o secretário Orlando Kochenborger, esta semana será feito o lançamento oficial da campanha, na quinta-feira, 15, às 10h30 na escola Lepage. Na oportunidade, participarão membros das entidades envolvidas com o projeto, além do executivo municipal. Kochenborger ainda destaca que os materiais informativos, elaborados para promover a conscientização da população, ficaram prontos e já estão sendo distribuídos no município. O carro-chefe deste trabalho é o personagem Preservino Natureba, que dá dicas de reciclagem e aconselha a todos para que façam sua parte para salvar o meio ambiente.
Neste contexto, entra o trabalho com as crianças. “Vislumbramos nos pequenos um grande potencial, pois acreditamos que eles absorvem mais rápido toda novidade e serão uma ferramenta importante para que a conscientização atinja também o resto da família”, declara a secretária municipal de Educação, Carine Carvalho. A SME é uma das parceiras do projeto e defende a ideologia de educar as crianças para que sejam multiplicadores da idéia e futuramente adultos mais conscientes. “Este é um processo lento, mas está na hora de começarmos e entendemos que a escola é um instrumento muito importante na divulgação e participação no projeto”, conclui Carine.

Como se tornar um mestre da reciclagem
Um dos materiais elaborados pelos envolvidos com o projeto é um livreto denominado “Como se tornar um mestre da reciclagem”, que tem a intenção de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Na sua edição 1.362 a Folha já publicou algumas dicas no material assinado por Preservino Natureba. Acompanha agora mais alguns tópicos.
Você sabia que... A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 1Kh? Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado.
Separar o lixo é uma atitude inteligente
Separando todo o lixo produzido em residências, evitamos a poluição e impedimos que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, poupamos o meio ambiente e contribuímos para o nosso bem-estar no futuro.

Algumas vantagens
· Economia de energia e matérias-primas. Menos poluição do ar, da água e do solo;
· Melhora a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente o joga nas vias públicas;
· Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Diminui o desperdício;
· Dá oportunidade aos cidadãos que preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.
Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis. Dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico. Os materiais devem ser lavados antes de colocarmos nos coletores para melhor acondicionamento e higiene.