Ir para o Conteúdo

Candelária, 19 de Abril de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Primeira lavoura de Girassóis é colhida ...
14 de Março de 2007

Primeira lavoura de Girassóis é colhida ...


LAVOURA DE GIRASSÓIS:


Um projeto lançado pela Afubra no ano passado já começa a render frutos, ou melhor, sementes. Trata-se da plantação de girassóis, desenvolvido em 23 municípios da região, e que tem por objetivo a diversificação de culturas em pequenas propriedades. Participam como fomentadores do plano-piloto a Unisc, Emater e prefeituras.

Na terça-feira, 13, terminou o ciclo de produção iniciado em outubo na lavoura experimental de Candelária, de propriedade de Alvandir Marques. Na propriedade que fica próxima ao trevo de acesso a Sobradinho, na RST 287, Marques plantou 45 mil pés de girassol em um hectare e colheu cerca de 30 volumes de sementes – aproximadamente 20 sacas. Marques recebeu as sementes, adubo e insumos e entrou com a mão-de-obra. Pelo acordo, o produtor fica com 75% do rendimento da colheita e os 25% restantes vão para a Afubra. O investimento médio em cada lavoura experimental foi de R$ 500,00 por hectare.

Será durante a Expoagro, que acontece no final do mês, que quem produziu girassol nas lavouras experimentais irá ver quanto rendeu sua produção. Na oportunidade, uma máquina que será trazida do Paraná irá extrair das sementes o óleo vegetal. Inicialmente, o retorno esperado de cada lavoura era de 1,8 mil quilos de semente, que podem representar até 700 litros de óleo vegetal e torta .

Enquanto isso, na propriedade de Nilvo Müller, em Vila Passa Sete, outra lavoura nos mesmos moldes foi plantada nesta semana, pois a cultura do girassol tem boa resistência à seca e ao frio. Só não é resistente aos pássaros e humanos, que levaram no bico – ou nos bolsos – boa parte da produção de Marques. Com o interesse do governo federal em disseminar a fabricação e o uso do biocombustível, há notícia de que em breve deve ocorrer um aporte de verbas que irá permitir o plantio em 31 municípios da região.








+ notícias