Ir para o Conteúdo

Candelária, 19 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Apresentação Projeto Caminhos do Centro Serra
24 de Agosto de 2011

Apresentação Projeto Caminhos do Centro Serra

Na manhã da última sexta feira, 19, ocorreu na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, a apresentação do projeto turístico Caminhos do Centro Serra, projeto este, que visa fomentar o turismo da região. A ATURVARP é a entidade na qual a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte está inserida e esta, tem estimulado o crescimento do turismo regional.

            Estiveram na ocasião lideranças municipais da região. Representando Candelária, o prefeito Lauro Mainardi, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte Jorge Mallmann, o diretor de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Freitas, a diretora de Turismo e Cultura, Ingrid Kinukawa, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Marco Treichel, o presidente da Associação Cultural Érico Veríssimo, Roque Rathke, o presidente dos escoteiros, Júlio Massirer. De Sobradinho, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo Idelfonso Barbosa, de Cerro Branco, a secretária de Desporto e Turismo Scheila Mara Fritz, o prefeito de Agudo, Ari Alves de Anunciação e o prefeito de Novo Cabrais, Sérgio Luis da Rosa.

            A iniciativa e apresentação do projeto ficaram a cargo de Roberto Kohler, sócio da RK Consultoria Ambiental e especialista em caminhadas, pois, já participou dos principais roteiros de caminhadas no Brasil.

            O roteiro de caminhada, proposto por Kohler é importante na atração de turistas de todo o país e até mesmo de fora para a região e ainda, para explorar as belezas e conhecer a natureza que rodeia Candelária e os municípios vizinhos.

            Durante a apresentação, Kohler explicou o que a rota pode chegar até 300 km e que as pessoas são motivadas a fazer as caminhadas, a andar por dias seguidos, acampando em barracas e se aventurando em locais desconhecidos por vários motivos, “pelo prazer da caminhada, para conhecer locais históricos e belezas naturais, pela superação e pelas conquistas pessoais”.

Durante a apresentação, destacou ainda, que vários públicos participam das caminhadas e falou sobre as principais rotas de caminhadas do mundo,  que estão localizadas na Ásia, a Grande Trilha do Himalaia, na Europa, o Caminho de Santiago de Compostela, na América do Norte, a Trilha Apalaches e a Continental Divide Trail, na América do Sul, a Torre del Paines e a Machu Picchu, no Brasil o destaque é do Caminho da Luz e no Rio Grande do Sul o Caminho das Missões.

         O prefeito Lauro Mainardi, ressaltou a importância do projeto e da união dos municípios da região para tornar realidade. Falou também, de algumas cidades que movimentam suas economias com o turismo, o exemplo de Gramado. “Em Candelária temos um bom potencial turístico, porém, ainda não é o suficiente, por isso, é importante a união da região para que isso seja possível, para que todos conheçam as belezas que temos e que são muitas”, pontuou Mainardi.

         O secretário municipal de turismo, cultura e esporte, Jorge Mallmann, destacou que é importante buscar o desenvolvimento do turismo de forma integrada e a proposta apresentada por Kohler contempla tais necessidades no sentido de explorar o turismo da região.

         A apresentação do projeto serviu como pontapé inicial de todo o processo. Após todos os municípios entrarem em acordo, serão necessárias outras 11 etapas para a sua implantação, de acordo com a explanação feita por Roberto Köhler, a partir de orientações do Sebrae.

 








+ notícias