Candelária, 19 de Maio de 2024

Candelária no Ranking de Investimentos na Educação
16 de Agosto de 2011

No último dia 09, foi divulgada através do site do Tribunal de Contas do Estado - TCE, a lista do ranking de investimentos municipais em educação, nos últimos cinco anos (2005/2010). Candelária está entre os três primeiros municípios do Vale do Rio Pardo e Centro Serra, na colocação de 72°, somente atrás de Vale Verde (41°) e General Câmara (50°).

O levantamento foi feito com base na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que prevê o que devem ser consideradas despesas com educação, e nas prestações de contas encaminhadas todos os anos pelas prefeituras do Rio Grande do Sul ao TCE.

O cumprimento do artigo 212 da Constituição Federal, que sujeita as prefeituras a repassar no mínimo 25% das receitas resultantes de impostos na área, no período de 2005 a 2010, Candelária destinou para a educação 29.300 milhões, referente a 30,27% dos impostos arrecadados no período, que foi aproximadamente de 97 milhões.

Segundo a secretaria da educação, Maria Cristina Soares Lopes, “é um avanço significativo do município na educação.” A secretaria ressaltou ainda, as melhorias que estão sendo feitas nas escolas municipais, como o aumento de salas de aulas, a qualificação dos professores, os recursos que estão sendo adquirido, principalmente na área de informática, com a inauguração de Núcleos Tecnológicos Municipais, para que os alunos tenham contato com novas formas de conhecimento. E ainda, as atividades que envolvem crianças e adolescentes, como o Executivo Mirim, entre tantas realizações e projetos que já estão sendo aplicados e os que estão em fase de desenvolvimento e em breve contemplarão a educação municipal.

O prefeito candelariense Lauro Mainardi, afirmou que desde o inicio de sua legislatura iria priorizar a saúde e a educação. Considera tal resultado como uma visão do futuro, e quer melhorar ainda mais, para que o município esteja entre os primeiros nos próximos anos. “Investimos um percentual além do que é determinado pela Constituição Federal, por isso, às vezes pode faltar para arrumar uma estrada, mas para a educação não, é uma ferramenta indispensável na vida do ser humano.” concluiu o prefeito Mainardi.

Um dos principais desafios das políticas públicas refere-se à necessidade de territorializar o desenvolvimento educacional e social, ou seja, pensar de forma global, entretanto, atuar localmente e dessa forma, fazer com que essas atividades locais contribuam efetivamente para o aperfeiçoamento das condições de vida da população e protejam o patrimônio a ser transmitido a gerações futuras.

Dessa forma, Candelária prioriza o setor educacional como uma forma de combater os riscos de vulnerabilidade que expõe crianças e adolescentes e assim, formar cidadãos melhores, com mais perspectivas de um futuro igualitário para todos.