Candelária, 19 de Maio de 2024

1ª Semana de Combate à Violência – Candelária Unida Pela Paz
15 de Agosto de 2011

A violência está presente, em maior ou menor intensidade, em todas as regiões do país e nos diversos grupos sociais, perpassando as várias fases da vida e se instaurando nas mais variadas relações humanas.

De uma forma ou de outra, todos são afetados pela fonte comum de uma estrutura social desigual e injusta, que alimenta e mantém ativos os focos específicos de violência, os quais se expressam nas relações domésticas, de gênero, de classes, no trânsito, no interior das instituições, etc.

Diante desta realidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e do Gabinete da Primeira Dama, não ficam alheios à esta realidade e além dos projetos existentes que visam combater a violência, seja ela qual for, nesta semana será promovida, do dia 16 ao dia 19 de agosto a “1ª Semana de Prevenção à Violência”, com o objetivo de melhorar esta realidade vivida pela sociedade e mobilizar a comunidade candelariense para participar, pois, refere-se à algo do senso comum e de interesse geral, envolvendo à todos, uma vez que, estamos vulneráveis e expostos a qualquer tipo de violência diariamente.

Dessa forma, na última quarta feira, 10, ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, a reunião que determinou a programação do evento e a participação de entidades Municipais. Estiveram na ocasião, os representantes das secretarias de Assistência Social, de Educação, de Saúde, de Planejamento, de Transporte, de Obras, da ACIC, da Brigada Militar, do CFC Machado, do Colégio Medianeira, do Conselho Municipal de Desenvolvimento, do Conselho de Transito, da Policia Civil, da Escola Penedo, da Escola Christiano Graeff, da Escola La Salle, do Grupo de Teatro Arte Livre, do Lion Clube Botucaraí, do Programa de Prevenção à Violência, do CRAS, do CREAS, do Conselho do Idoso, do COPETI, do COMUDE, do Conselho Tutelar, do Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente, todos são participantes e apoiadores o evento.

As atividades terão inicio nesta terça feira, 16, no auditório da Igreja Sinodal, às 8:30 da manhã, na programação estão incluídas palestras, mesas redondas, distribuição de material no trânsito da cidade, apresentações artísticas, painéis específicos sobre os diversos temas relacionados a manifestação da violência, confraternizações e o grande encerramento será com a Caminhada e Pedágio (simbólico) à Favor da “Cultura da Paz”.

A caminhada acontecerá às 14 horas, dia 19, convidamos Candelária e Região para participar deste ato que referência à propagação da paz. Venha com uma peça de roupa branca, a cor que simboliza a paz em qualquer lugar do mundo. O slogan da campanha é “Candelária Unida pela Paz”.

Acompanhe abaixo a programação do evento que será aberto para toda a comunidade:

PROGRAMAÇÃO:

16/08- “Educação no trânsito como forma de prevenção à violência”.

LOCAL: Auditório da Igreja Sinodal.

8h 30 minAbertura do Evento.

9hMesa Redonda: “A municipalização do trânsito, sinalização e melhorias viárias: garantir informação e educação conforme Código de Trânsito Brasileiro”, com representantes da Brigada Militar de Candelária, Sec. Muc. Transportes, Obras Públicas e Dep. Trânsito, Conselho de Trânsito, JARI e Colégio Medianeira.

11hDistribuição de material informativo sobre o trânsito nas sinaleiras acesso Av. Pereira Rego.

LOCAL: Esquinas Clube Rio Branco e Banrisul.

14h 15 minTeatro Arte Livre com Prof. Brunilda sobre trânsito.

16h-Distribuição de material informativo sobre o trânsito nas sinaleiras acesso Av. Pereira Rego.

LOCAL: Agência SICREDI

Exposição sobre o Trânsito do Colégio Medianeira, durante toda a semana.

17/08IV Encontro de Combate e Enfrentamento à Violência de Candelária.

LOCAL: Clube Rio Branco

HORÁRIO: 8h 30 min com café

9h- Apresentação cultural

9h 30min- Palestra “Trabalho Infantil” com CEREST

10h 30min- Palestra sobre Idoso com a psicóloga Zhélide Quevedo.

12h 00- intervalo para almoço

13h 30min- apresentação cultural

14h 00- Palestra sobre pessoa com deficiência, tema CUIDADOR com Vera Lucia Negrini

15h00- intervalo para café

15h 30min- Palestra sobre violência sexual com representante da Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul, Lisandra Carvalho

16h 30min- encerramento.

18/08- “2º Encontro Mulher em Foco”.

LOCAL: ESF Bairro Marilene.

8h 30 minPainel 1: “Violência contra mulher” com a painelista, a escrivã Scheila Weber, da Delegacia de Polícia Civil de Sobradinho e Coordenadoria da Mulher.

10hPainel 2: “Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência)a painelista Lucélia Carrão Sarjento da Brigada Militar de Candelária.

7h30min às 16hConscientização sobre o Trânsito, na EMEF SãoJoão Batista de La Salle, (participação 2º Batalhão Rodoviário Brigada Militar).

19/08- “Re(encantar) a Educação: combatendo o Bullying”

LOCAL: Centro Social Amigo da Criança– Bairro Ewaldo Prass.

8h 30minTeatro com Projovem Adolescente sobre Bullying.

8h 45minPainel 1- “Conhecer para combater: o que é Bullying?” painelistaGrazieleBusatto assistente social do CRAS Aconchego.

10h 30 minPainel 2- “Paz como se faz? Semeando a Cultura de Paz”, paineistas: Graziele Busatto e Leila Marisa Ferreira Oliveira, assistente sociais do CRAS Aconchego.

11hRelato sobre Manifesto da Cultura da Paz, com representante do Colégio Medianeira.

LOCAL: saída do Centro Social Amigo da Criança no bairro Ewaldo Prass, até a Av. Pereira Rego, nas sinaleiras.

14hCaminhada e pedágio a favor da “Cultura da Paz”.