Candelária, 19 de Maio de 2024

Visita Horto Medicinal
15 de Agosto de 2011

Na manhã de ontem, 9, o gabinete do prefeito Lauro Mainardi recebeu uma comitiva de representantes da EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Sicredi, Celetro, CEACAN, a prefeitura na figura da primeira-dama Jussara Mainardi e as secretarias, da agricultura, da saúde, da educação, da assistência social e da cultura e turismo, industria e comercio e planejamento. A visita teve a finalidade de tratar das melhorias no Horto Medicinal Girassol, de Candelária.

A finalidade do Horto Medicinal é resgatar a antiga tradição de produzir ervas para chás e outros remédios, que muitos conheceram apenas pelas histórias de suas avós. Com esta motivação, um grupo de mulheres da localidade de Linha Passa Sete levou adiante a criação do Horto Medicinal Girassol.

A grande variedade de espécies e a filosofia ecologicamente correta implantada pelo grupo, transformou o horto em referência na área em toda a região. O relógio do corpo humano, a agroindústria de plantas nativas e canteiros demonstrativos, em forma de mandala, com mais de 100 variedades de ervas aromáticas e condimentares, estão entre as atrações, inclusive, serve almoço e café colonial com agendamentos.

O grupo explanou as necessidades encontradas para dar continuidade às atividades realizadas. Dessa forma, solicitaram a ampliação do prédio, meio de transporte, equipamentos gerais para micro indústrias (polvilho, maisena, pasteurização do leite/ manteiga), incentivos para plantação (amendoim, aveia, trigo, linhaça, gergelim e milho), a contratação de um estagiário para ajudar na contabilidade, um advogado para o regimento interno, uma assistente social e uma psicóloga (para trabalharem a participação, a democracia, a transparência e a igualdade na participação dos lucros de um centro comunitário). Sugeriram ainda, que ocorressem encontros trimestrais.

Após as explicações, o primeiro passo que será dado pela prefeitura, através da Secretaria de Planejamento será a busca de possibilidades de recursos para a implantação das propostas. Dessa forma, ver a viabilidade e o que será necessário para a abertura do Horto Medicinal e que atenda a   legislação vigente.

As informações serão encaminhadas para o Ministério da Agricultura, ao PRODESA (Programa de Desenvolvimento da Setor Agricola) para checar a existência de algum projeto que contemple a implantação do Horto Medicinal.

A primeira-dama do município, Jussara Mainardi, externou total apoio e destacou que é mais um progresso para Candelária, produzir mais e com melhor qualidade. O secretário da Indústria, Comércio e Habitação, afirmou que o arquiteto da prefeitura já está autorizado a fazer o projeto da ampliação do prédio.