Candelária, 17 de Maio de 2024

Conferência de assistência Social de Candelária
02 de Agosto de 2011

Dentro da programação da III Semana Emancipar - Todo Mundo é Cidadão - a Prefeitura Municipal de Candelária realizou no último dia 27, através da Secretaria de Assistência, sua IV Conferência Municipal, tendo como tema "Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores".

Na solenidade de abertura, pela manhã, estavam presentes o Prefeito Municipal Lauro Mainardi, a 1ª Dama Jussara Mainardi, o Vice-Prefeito Rui Beise, a Secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, a psicóloga Zhélide Quevedo Hunter, a presidente da Assistência Social de Candelária, Fernanda Pires Schoenfeldt, os Secretários e os veículos de comunicação.

A conferência teve por objetivo avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

A 1ª Dama Jussara Mainardi, destacou em sua fala que, o Município está no caminho da minimização das desigualdades sociais. "Queremos em breve diminuir as diferenças sociais para constituir uma assistência digna" pontuou.

Segundo a Secretária Leandra Sartori, a Assistência Social está passando por um fato histórico em sua jornada. "A conferência está sendo realizada no momento em que o SUAS foi aprovado por várias comissões e plenários da Câmara, do Senado e pelo Governo Federal", pontuou. E acrescentou ainda, que é necessária a capacitação e preparação para acompanhar as fragilidades da comunidade candelariense e que a temática dessa edição, ou seja, a valorização dos profissionais e a qualificação dos trabalhadores do SUAS, chamou a atenção do público.

Ainda pela parte da manhã, a Secretária explanou sobre o tema central, explicando as fases da assistência e sua importância. À tarde foram eleitos quatro delegados que deverão representar Candelária na IX Conferência Estadual no mês de outubro deste ano, em Porto Alegre, e no mês de novembro em Brasília. Os delegados eleitos Zoni Edília Porto Rehbein; Fernanda Pires Schoenfeldt; Leila Maria Ferreira Oliveira; Eliana Reolon.

Entre os assuntos abordados nos grupos de trabalho, destacou-se o recebimento dos recursos através dos financiamentos, com a finalidade de que sejam destinados às necessidades específicas de cada setor.