Candelária, 19 de Maio de 2024

Formatura Curso de Padeiro, Confeiteiro, Tortas e Marcenaria
02 de Agosto de 2011

Formatura Curso de Padeiro, Confeiteiro, Tortas e Marcenaria

Na última sexta feira, dia 29, foi realizado no Centro Social Amigo da Criança, pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria de Assistência Social e do Gabinete da 1ª Dama, a Formatura do Curso de Padeiro, Confeiteiro, Tortas e Marcenaria, com o apoio do SENAI.

Fizeram-se presentes na ocasião, o Prefeito de Candelária, Lauro Mainardi, Leandra Sartori, Secretária da Assistência Social, que conduziu a cerimônia e chamou os formandos para receberem seus certificados, Marco Treichel, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Cristina Lopes, Secretária da Educação, a Rainha do Município, Vanessa Christmann, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Servidores Municipais e a comunidade em geral.

O projeto visa impulsionar os indivíduos a buscar alternativas para estabelecer uma melhoria na sua condição de vida, de sua família e da comunidade. Desta forma, os cursos realizados cumpriram com o objetivo de abrir caminhos para o mercado de trabalho e auxiliando-os na sua geração de renda e inclusão produtiva e de suas famílias. No total, de todas às áreas, tiveram 90 formandos.

O Curso Básico de Panificação teve uma carga horária de 32horas e os alunos tiveram lições de manipulação de alimentos, relação com o cliente, conceitos básicos, processo de fermentação, desenvolvimento de fórmula de pão francês, de sanduíche, centeio, integral, etc.

O Curso Básico de Confeiteiro abarcou carga horária de 24 horas, onde os alunos aprenderam a fazer folhados doces e salgados, bolachas, bolos, tortas, bombas, recheios, entre outros.

Além desses cursos, também foi realizado oCurso de Confeiteiro – Tortas e Acabamentos, com carga horária de 16 horas, e o seu conteúdo incluiu o preparo de massas, recheios, montagem, glacês, coberturas, entre outros.

O curso foi formado por três turmas que foram divididas da seguinte forma:

Duas turmas para os Grupos de Mulheres Rurais, que foram acompanhadas em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater; E, uma turma para os demais inscritos, em especial para a comunidade que reside na cidade.

O curso de Marcenaria que foi ministrado pelo instrutor Fabeliano Staffen e tem o objetivodepromover a inclusão social das famílias, resgatando a auto-estima, e a busca da cidadania, e em especial, a profissionalização e geração de emprego e renda. Este módulo também foi dividido em duas turmas. Uma turma realizou o Curso de Marcenaria com ênfase em montagem e fabricação de móveis, de carga horária de 150 horas e outra, de Oficina de Artesanato em Madeira.

Durante o Curso, foram realizadas aulas teóricas que abordaram alguns temas, como a Introdução ao Mercado de Trabalho – Aprender a fazer um currículo e como se portar numa entrevista de seleção; Garantia de Direitos; Primeiros Socorros; Segurança no Trabalho; Consciência Ambiental; Dependência Química; Empreendedorismo; Cooperativismo; Relacionamento Interpessoal; Avaliação Final. Essas aulas foram ministradas por Assistentes Sociais e a Psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Prefeito Lauro Mainardi, ao se pronunciar, falou sobre o quanto esse tipo de ação é importante para o futuro, para que as pessoas tenham renda e uma qualificação adequada para concorrer no mercado de trabalho, que cada vez mais, exige capacitação e experiência dos candidatos a uma vaga. “Retorno garantido no futuro”, afirmou o Prefeito.

Após os formandos terem recebido seus certificados das mãos do Prefeito, dos Secretários que estavam presentes, de representantes do Projeto e da Rainha Vanessa Christmann, todos se deliciaram com um coquetel de salgados, doces e tortas variadas feitas na cozinha comunitária pelos formandos, que receberam os ingredientes da Secretaria de Assistência Social.

Os visitantes também puderam conferir o trabalho feito nas dependências da Marcenaria Municipal, pois, foi realizada uma Exposição de Artigos que foram produzidos pelos alunos do Curso de Marcenaria.