Candelária, 17 de Maio de 2024

Reunião ASSOCIAÇÃO DE TURISMO REGIAO DO VALE DO RIO PARDO – ATURVARP
28 de Julho de 2011

Reunião ASSOCIAÇÃO DE TURISMO REGIAO DO VALE DO RIO PARDO – ATURVARP

No último dia 22, foi realizada no Aqueduto, em Candelária, reunião da ATURVARP - Associação de Turismo Região do Vale do Rio Pardo – tendo como anfitriã a integrante da Rota do Caminho dos Tropeiros e proprietária do Aqueduto, Silvia Becker.

Estiveram presentes o Prefeito de Candelária, Sr. Lauro Mainardi, que foi dar as boas vindas aos presentes. O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, acompanhado pelo Diretor de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Freitas e a Diretora de Turismo e Cultura, Ingrid Kinukawa.

Representantes de entidades do Município também estiveram no evento, Rui Kellermann Junior, proprietário da Rota Aventuras, Sanderlei Pereira, da EMATER, José Emmel, Sindicato Rural, o Vereador e Presidente do Conselho Municipal de Turismo Alan Wagner.

Também estiveram no local, membros da diretoria da ATURVARP. O Presidente em exercício, Elton Dettenborn, que faz parte ainda, do Departamento de Turismo de Passo do Sobrado, a Secretária Executiva Silvani Frantz, Hiloi Knod, Departamento de Turismo de Sinimbu, Liro Volbrecht, Secretário de Turismo e Cultura de Vera Cruz, Cleiva Heck, Secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Venâncio Aires, Cláudio Froemming, Departamento de Turismo de Vale Verde, Francine Hermes, Turismóloga da Secretaria de Turismo de Santa Cruz do Sul, Carlos Correia Rosa, Presidente da ATURVARP (licenciado) e EMATER de Sinimbu, Ronaldo Pinto, Secretaria de Turismo de Rio Pardo, Dalton Schimdt e o proprietário do site Águas de Santa crus do Sul.

Durante a reunião, foram discutidos alguns assuntos de grande relevância para Candelária, em especial na área do Turismo. O Presidente da ATURVARP, Dettenborn, falou sobre o esforço com relação ao turismo como uma nova forma de movimentar a economia dos municípios. Em seguida, o Prefeito Mainardi, também destacou a importância de pensar em outras formas de manter a economia, já que a região está atravessando dificuldades com o cultivo do fumo e do arroz, que são à base da economia local.

Foram abordados os seguintes tópicos:

·        Avaliação da participação da Microrregião Vale do Rio Pardo no 6° Salão Brasileiro de Turismo, em São Paulo, que aconteceu nos dias 13 a 17 de julho;

·        Mobilização para a Conferência Regional de Turismo, que irá acontecer no próximo dia 25 de agosto, na cidade de Encantado/ RS;

·        Os eventos dos Municípios que contribuem com a associação do 2º semestre para o site da ATURVARP;

·        Mobilização da região para a Consulta Popular, que elegem as prioridades – Turismo – “Promoção e divulgação dos atrativos turisticos regionais.”

·        Participação na Expointer no ano de 2011, que será realizada do dia 27 de agosto a 04 de setembro de 2011.