Candelária, 17 de Maio de 2024

II Pelotão Mirim com Banda Comunitária
28 de Julho de 2011

II Pelotão Mirim com Banda Comunitária

No último dia 26, realizou-se na sede do Projeto Acreditar a cerimônia de lançamento do II Pelotão Mirim da Brigada Militar. A idealização do projeto é da Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, representada pela Secretária Leandra Sartori, juntamente com a Brigada Militar, que teve como apoiadores o Capitão Rodrigo Sartori, a Sargento Lucélia Carrão, o Sargento Francisco Velloso, maestro da banda e o Sargento Kollber.

Estiveram presentes na cerimônia, o Prefeito Lauro Mainardi, a 1ª Dama Jussara Mainardi, os Secretários Aristides Feistler, Marco treichel, Jorge Mallmann e Euclides Rodrigues, apoiadores e colaboradores dos projetos realizados pela Prefeitura.

O projeto conta com o apoio do Centro Social Amigo da Criança, do Gabinete da 1ª Dama e suas voluntárias, do Lions Club Candelária, do Conselho da Comunidade, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), além, das outras Secretarias que contribuem com programas nas áreas da saúde, educação e meio ambiente, proporcionando a utilização de recursos Municipais, Estaduais e Federais.

São cinqüenta crianças que participam do I Pelotão Mirim e da Banda Comunitária, que residem no Bairro Ewaldo Prass e imediações. Todas são freqüentadoras do Centro Social Amigo da Criança e da comunidade candelariense. O II Pelotão Mirim formado por 25 crianças, apresentado no último dia 27, é formado pelas que residem no Bairro Rincão Comprido e ambas são pertencentes às famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social.

O Capitão Sartori destacou que o projeto do Pelotão Mirim, é o melhor e o mais importante serviço prestado pela Brigada Militar e que, amplia os horizontes das crianças para um futuro melhor.

A secretária Leandra, ao pronunciar-se lembrou o lema do Pelotão e as crianças entoaram a plenos pulmões a frase: “Educar e formar o cidadão do futuro”.

O Prefeito saudou todos os presentes, autoridades, comunidade, as crianças do Pelotão Mirim e em especial aos colaboradores da Brigada Militar. Agradeceu o emprenho de todos que de alguma forma contribuíram para a realização de mais este trabalho em prol da comunidade candelariense.

Em sua fala, o Prefeito Mainardi ressaltou aos pais das crianças, que elas estão seguindo o melhor caminho possível, “aqui no Pelotão Mirim, o I já mostrou e o II vai mostrar para toda a comunidade, o quanto é bom fazer parte deste projeto”. Colocou ainda, que através das ações que são realizadas pelos Projetos, os cidadãos estão sendo educados, estão percebendo a importância de cuidar e preservar a cidade, que é de todos. “Estou feliz, estou maravilhado. Podemos começar a sonhar com o III Pelotão Mirim. O I já está pronto, o II está nascendo”, encerra o Prefeito.

A 1ª Dama de Candelária Jussara Mainardi, em suas palavras, agradeceu a equipe que colabora com a realização dos projetos, dentre estas, as pessoas que fazem o trabalho voluntário, a Brigada Militar e demais colaboradores. Afirmou que, a prevenção e a educação da comunidade carente, se dão principalmente através dos projetos sociais. Revelou ainda, a necessidade de trazer as crianças para o atendimento e a inclusão social, “separar da violência e juntar ao carinho”, pontuou Jussara.

As realizações das atividades no projeto ponderam principalmente, a inclusão social e permiti a remoção de crianças e adolescentes da exploração, do trabalho infantil, do abandono, da drogadição, da violência, da pobreza, entre outras situações de risco e garante os direitos fundamentais a pessoa humana.

As atividades realizadas são recreativas, culturais, sociais e ecológicas com o intuito de oportunizar conhecimentos para incentivar de modo favorável à valorização da vida e do trabalho. Todo o material necessário para a execução do projeto é fornecido pela Prefeitura Municipal de Candelária, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, incluindo material escolar, transporte e alimentação.

O Pelotão Mirim da Brigada Militar participa de eventos realizados pelo município, como a Feira do Livro, a Semana do Município, a Semana do Meio Ambiente, entre outros.