Candelária, 17 de Maio de 2024

Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo 5ª Edição
22 de Julho de 2011

Projeto Dia de Estudantes  Municipais no Poder Executivo  5ª Edição

A manhã do último dia 21, ficou marcada pela presença de alunos e professores de escolas do município. O motivo da visita foi para expor o Projeto Dia de Estudantes Municipais no Poder Executivo, que chega neste ano à sua 5ª edição.

A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e fizeram-se presente os secretários Bernardo Rizzi, Marco Treichel, Paulo Butzge, Ilo Moraes, Leandra Sartori, Ottmar Becker e Cristina Lopes, secretária da educação e uma das responsáveis pela realização do projeto.

O objetivo principal do trabalho é promover ações que despertem os estudantes para o exercício da cidadania, iniciando dentro da escola. Com isso, é possível que os alunos construam conceitos e reconheçam a importância do empenho político, com base nos valores democráticos e despertem para questões que se referem à participação de todos no desenvolvimento de Candelária.

Dessa forma, oportunizar uma nova forma de relação entre o poder executivo e os jovens estudantes, despertando a consciência de participação estudantil no desenvolvimento sócio-político do município e principalmente, contribuir para a formação de cidadãos críticos e participativos.

O secretário Bernardo Rizzi distribuiu material com informações gerais do município, mapas de bairros e distritos, dados econômicos, sociais, orçamentais, número de eleitores e da população, etc. Cada secretário explicou um pouco do funcionamento da prefeitura, “funciona como uma engrenagem, em que cada um faz a sua parte”, explicou Butzge.

Os demais secretários parabenizaram a atitude do projeto, incentivaram os alunos nas questões referentes à participação na política municipal e lembraram que aos 16 anos já podem fazer o título e participar da democracia do município.

A professora Márcia Hoff Furlan, chamou a atenção sobre o quanto estas informações repassadas acrescentaram no conhecimento dos alunos e que, a partir disso, poderão traçar suas propostas para participar do projeto. Os alunos puderam questionar e esclarecer as dúvidas sobre as atividades desenvolvidas por cada secretário e pelo prefeito.

O projeto que iniciou na primeira gestão do Sr. Lauro Mainardi, junto com a secretária de educação da época, Carine Carvalho, terá seqüência todos os anos, devido a importância de conhecer como funciona o poder executivo e as secretarias, e ter a oportunidade de vivenciar um dia diferente na vida deles junto a municipalidade, aponta a secretária Cristina.

O projeto iniciará no dia 02 agosto pela manhã com a participação da escola Christiano Graeff (será realizado na Secretaria de Educação, devido ao espaço físico da escola). Os alunos lançarão suas propostas e posteriormente será a votação. À tarde, será a vez da escola Percílio Joaquim da Silveira. No dia 03 de agosto as escolas que participarão serão Adão Jaime Porto e São Paulo. E por fim, dia 04 de agosto a escola La Salle.

A solenidade de posse do ‘Poder Executivo Mirim’ será realizada no dia 11 de agosto, na ACIC, às 8:00. Após a solenidade de posse, os estudantes passarão o dia trabalhando em seus respectivos Gabinetes, acompanhados pelos titulares.