Candelária, 17 de Maio de 2024

Plano Municipal de Saneamento Básico de Candelária
20 de Julho de 2011

Plano Municipal de Saneamento Básico de Candelária

Nesta terça feira 19, as autoridades e a comunidade candelariense reuniram - se mais uma vez na Câmara dos Vereadores em audiência pública do Conselho Municipal de Desenvolvimento - COMUDE, para discutir sobre um dos projetos que receberam destaque na última audiência.

Juntamente com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente Marco Treichel, as engenheiras ambientais Lidiane Rathke e Camila Pohl Frohlich expuseram o Plano Municipal de Saneamento Básico de Candelária, elaborado pela secretaria e explicaram para os presentes os objetivos, metas e alternativas do mesmo.

Este plano é uma exigência do Governo Federal para que o município continue recebendo recursos financeiros. O projeto tem como principal objetivo estruturar e operacionalizar a universalização do saneamento básico de Candelária, mantendo a qualidade, a integridade, a segurança, a continuidade e a sustentabilidade (ambiental, social e econômica), conforme a Política Nacional de Saneamento Básico.

O trabalho será realizado em quatro fases, divididas em: ações imediatas (até 2 anos), de curto prazo (3 a 8 anos), de médio prazo (9 a 15 anos) e de longo prazo (16 a 20), e será dividido em etapas, levando em conta o abastecimento de água, drenagens de águas pluviais e os resíduos sólidos e limpeza.

As condições estruturais e operacionais de manutenção e de licenciamento do abastecimento de água serão de acordo com as normas técnicas de regulamentação da ABNT, no que se refere ao território urbano. Para a diminuição de custos e para a regulamentação dos serviços de água e esgoto o projeto será conveniado com a AGERGS, atendendo a Lei 11.445/07.

Destacamos ainda, na fala da engenheira Lidiane a continuidade do projeto existente que se refere às ações de manutenção, preservação e recuperação do Rio Pardo. E ainda, o desenvolvimento de um programa de educação e conscientização com relação ao uso da água, dentre outras ações ambientais, para diminuir o impacto dos danos ambientais já existentes tanto na cidade, quanto no interior.

Após a conclusão do plano e do contrato, será marcada a próxima audiência, conforme Treichel, o projeto será executado pela concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água da cidade.