Candelária, 17 de Maio de 2024

Prefeitura homenageia Sônia Lange e Mário Gazin
12 de Julho de 2011

Prefeitura homenageia Sônia Lange e Mário Gazin

Uma solenidade marcada pela emoção e pelo reconhecimento a duas personalidades que contribuem decisivamente para o desenvolvimento econômico e social de Candelária. Os empresários Sônia Maria Lange e Mário Valério Gazin receberam na sexta-feira, 8, no Clube Rio Branco, a Comenda do Botucaraí, a mais importante distinção do município. O evento também comemorou os 86 anos de emancipação do município e os 136 anos de fundação do Clube Rio Branco. Antes do ato de entrega das comendas, foi aberto um espaço no qual o movimento escoteiro realizou um fogo de conselho para a entrega da Medalha Tiradentes ao chefe Júlio Massirer.

A homenagem da prefeitura começou pela formação de uma mesa de honra, composta pelo prefeito Lauro Mainardi, acompanhado da primeira-da Maria Jussara Mainardi, por Mário Gazin, Sônia Lange, acompanhada do esposo Orlando Lange, pelo casal-presidente do Clube Rio Branco, Vânia e Vítor Frolich, a rainha do município, Vanessa Christmann, e as princesas Rafaela Ellwanger e Sabrina Kohl. Após o Hino Nacional, o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, o mestre de cerimônias, pediu para a princesa Sabrina Kohl proceder a leitura do currículo de Sônia Lange. Logo a seguir, o prefeito entregou para a homenageada o diploma, a comenda e a medalha "Comendador do Botucaraí". Ao se pronunciar, Sônia destacou sua emoção de receber a homenagem do município, compartilhando a distinção com seus familiares e os colaboradores da Cerâmica Candelária. Enquanto se desenrolava a homenagem para Sônia, o telão mostrava um vídeo com imagens da Cerâmica Candelária, incluindo o processo de produção. Por fim, todos os presentes a aplaudiram de pé, numa demonstração inequívoca de reconhecimento da comunidade para com a homenageada.

A cerimônia prosseguiu com a entrega da distinção para Mário Gazin, iniciada com a apresentação de um vídeo com áudio, que mostrou toda a trajetória profissional do homenageado, desde a época em que era funcionário de uma modesta loja de móveis no Paraná. O mesmo vídeo mostra a identificação da Gazin com o Rio Grande do Sul, com belíssimas imagens do Estado ao som da canção "Eu Sou do Sul", incluindo algumas de Candelária. Na sequência, Renato Cezar, do departamento comercial da unidade local da Gazin, entregou uma placa de agradecimento a Mário Gazin, em nome de todos os funcionários da empresa. O currículo do homenageado foi lido pela princesa Rafaela Ellwanger, seguindo-se a entrega pelo prefeito do diploma, da comenda e da medalha "Comendador do Botucaraí". Durante sua manifestação, feita de improviso - num tom absolutamente informal que divertiu a plateia -, Mário falou de sua admiração pelos gaúchos. Fez referências elogiosas ao ex-prefeito Elcy Simões de Oliveira, que o recebeu muito bem, segundo lembrou, quando realizou sua primeira visita a Candelária, em julho de 2004. Também disse gostar do prefeito Lauro, sobre quem ressaltou ter sido o único prefeito que cumpriu as promessas feitas à Gazin. Agradeceu aos familiares e a todos os colaboradores da Gazin, em especial os da fábrica de Candelária. Mário Gazin ainda deu uma excelente notícia aos candelarienses ao anunciar a expansão da fábrica de Candelária (veja matéria nesta edição), circunstância que, certamente, reforça significativamente a justificativa homenagem que lhe foi prestada pela prefeitura, em nome da comunidade.