Candelária, 16 de Maio de 2024

Quadra esportiva do bairro Ewaldo Prass é reinaugurada
12 de Julho de 2011

Quadra esportiva do bairro Ewaldo Prass é reinaugurada

O esporte como instrumento para a igualdade social. Partindo deste princípio, a Prefeitura de Candelária, através das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com a secretaria estadual de Esportes e Lazer e o Programa de Prevenção à Violência (PPV), reinaugurou na manhã do último dia 6 a quadra de esportes do bairro Ewaldo Prass.

Idealizada durante a administração do falecido Elcy Simões de Oliveira (PP), na gestão 2001/2004, e reformulada no primeiro mandato de Lauro Mainardi (PMDB), a quadra da Ewaldo Prass foi novamente construída através de recursos disponibilizados pela secretaria estadual de Esportes e Lazer e do PPV. Em contrapartida, a atual administração municipal cedeu um terreno ao lado da antiga quadra para a realização da obra, que teve um custo total de R$ 120 mil. A solenidade de reinauguração contou com a presença do prefeito Lauro Mainardi, acompanhado da primeira-dama Jussara Mainardi; dos secretários municipais Aristides Feistler (Saúde), Leandra Sartori (Assistência Social), Jorge Mallmann (Turismo, Cultura e Esporte) e Maria Cristina Soares Lopes (Educação); do presidente da Câmara de Vereadores, Flamarion Galetto, além do vereador Rui Paulo Porto dos Santos. Também estiveram presentes Luciano de Barros, que representou o secretário estadual de Esportes e Lazer, Kalil Sehbe; Zelidhe Quevedo, consultora da Unesco e do Programa de Prevenção à Violência, e Paulo Augusto Gomes, Coordenador Regional de Saúde.

PRONUNCIAMENTOS - Os pronunciamentos foram abertos pela secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, salientando que a nova quadra servirá como um instrumento de socialização e valorização do bairro, além de promover a cultura da paz através do esporte. Já o secretário de Saúde, Aristides Feistler, definiu o esporte como uma forma de combate à violência, acrescentando que a construção da nova quadra foi possível graças a um esforço em conjunto da sociedade organizada. Ele agradeceu à secretaria estadual de Esporte e Lazer por disponibilizar os recursos necessários para a realização da obra. Já o Coordenador Regional de Saúde, Paulo Augusto Gomes, parabenizou pela iniciativa, destacando o resgate de valores em benefício da comunidade representado pela quadra.

Em nome do secretário estadual Kalil Sehbe, o diretor Luciano de Barros parabenizou o município pela obra. Sobre a quadra, ele frisou que o esporte reúne grandes amigos, sendo um privilégio poder inaugurar esta obra, que, segundo suas palavras, irá beneficiar principalmente as crianças. "O esporte é sinônimo de igualdade social, e criança na quadra é criança longe das drogas", enfatizou. Em sua manifestação, o prefeito Lauro Mainardi destacou que a nova quadra esportiva do bairro Ewaldo Prass irá trazer benefícios para a comunidade. O prefeito também pediu que a comunidade ajude a preservar o local. "Precisamos viver em paz e harmonia, pois somos todos irmãos", finalizou.

Após, o chefe do Executivo e Luciano Barros assinaram os documentos relativos à obra. Em seguida, Barros presenteou o município com kits esportivos, entregues à diretora da escola municipal Christiano Afonso Graeff, Danieta Heinen, e à equipe da secretaria de Assistência Social.

Por fim, Lauro e Luciano Barros descerraram a fita inaugural. À tarde, foram disputados jogos amistosos entre alunos da escola Christiano Afonso Graeff, do Centro Social Amigo da Criança, do ProJovem Adolescente e do projeto Baile dos Sonhos com a escolinha Pró Gol e apresentações do grupo de capoeira.

Ações do PPV em Candelária

De acordo com a coordenadora municipal do PPV (Programa de Prevenção à Violência), Graziele Bussatto, o programa desenvolve ações intersetoriais envolvendo diversas secretarias municipais. Segundo ela, o objetivo do programa é articular junto ao governo, à sociedade civil e às comunidades a criação de estratégias e ações contra a violência. Em Candelária, a coordenadora salientou que a nova quadra do bairro Ewaldo Prass foi idealizada para utilizar o esporte como ferramenta de combate à violência na região.

Para o bom uso da quadra esportiva, a coordenarora destacou que serão desenvolvidas ações e atividades através de parcerias com a escola Christiano Afonso Graeff, secretaria municipal de Assistência Social e comunidade em geral. "Nossa ideia é fazer da quadra um meio de integração da comunidade através do esporte para diminuir os índices de violência no bairro", destacou. A coordenadora salientou que outras atividades do PPV deverão ser desenvolvidas nos próximos meses no município.