Ir para o Conteúdo

Candelária, 17 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Conferência de Saúde focaliza melhorias no SUS
28 de Junho de 2011

Conferência de Saúde focaliza melhorias no SUS

Com o tema "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", gestores, trabalhadores, prestadores de serviços e usuários da área da saúde se reuniram na última quarta-feira, 22, na 4ª Conferência Municipal de Saúde, que teve por objetivo discutir a política municipal de saúde de acordo com princípios como integralidade, universalidade e equidade. A programação se estendeu durante todo o dia nas dependências da sede da Associação Atlética Banco do Brasil - AABB. O evento, acompanhado por um público de aproximadamente 120 pessoas, contou com a presença de autoridades municipais e regionais, como o prefeito municipal Lauro Mainardi, o coordenador da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, Paulo Augusto Gomes, o secretário municipal de Saúde de Candelária, Aristides Feistler, e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Nelsindo de Mello Vargas.

Para o delegado regional de Saúde, Paulo Gomes, saúde não se discute em gabinete. "Saúde se constrói de forma democrática, abrindo canais de voz à comunidade", afirmou. De acordo com o prefeito municipal, nenhum governo pode se dar ao luxo de não priorizar a educação e a saúde. "Prioridade é ação", enfatizou, observando que a administração de Candelária está dando à saúde a atenção que merece, e complementou lembrando que os investimentos nessa área constituem por si mesmos um demonstrativo.

Na parte da manhã, as diretrizes, os pressupostos e outros pontos do Sistema Único de Saúde foram explanados pelo secretário municipal de Saúde de São Lourenço do Sul e também presidente da Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde - Assedisa -, Arilson da Silva Cardoso, que destacou a importância desse sistema de saúde. Cardoso explicou que o SUS vai além das unidades de atendimento, incluindo, por exemplo, a Vigilância Sanitária, que exerce a regularização e controle dos alimentos nos bares, restaurantes, entre outros. "Em 2010 o SUS procedeu 3,6 bilhões de atendimentos", informou Cardoso. Ainda pela manhã, foram eleitos delegados e suplentes que irão representar o município na 6ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece entre 1° e 4 de setembro, em Tramandaí.

Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Aristides Feistler, a Conferência foi ao encontro dos projetos de planejamentos de saúde da gestão municipal. "As propostas feitas pelos grupos no evento servirão como diretrizes para o planejamento e desenvolvimento das ações da secretaria de Saúde", disse Feistler.


Os delegados eleitos

Usuários

Titulares: Nelcindo de Mello Vargas, Odete Ferreira Ullmann, Alan Gabriel Karnopp e Zoni Porto Rehbein. Suplentes: Cleide Marion, Gessi M. Oliveira, Elisângela A. Almeida e Nara Gisa Cruz Marques;


Trabalhadores em Saúde

Titulares: Alessandra I. Kothe Carniel e Líria Maria dos Reis. Suplentes: Neuza Pasa e Silvana Spall;


Governo e prestadores

Titulares: Paulo Kirst e Jaira Inês Diehl. Suplentes: Sanderlei Pereira e Leila Marisa Ferreira Oliveira.

Fonte:Folha de Candelaria








+ notícias