Candelária, 16 de Maio de 2024

Definido o programa da Conferência Municipal de Saúde
10 de Junho de 2011

A cada quatro anos, a comunidade tem a possibilidade de elencar as mudanças que gostaria de ver na área da saúde ou de apontar mecanismos para garantir a melhoria do serviço prestado no município. Através da Conferência Municipal da Saúde, qualquer candelariense pode fazer isso. Basta participar e opinar. No próximo dia 22, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) vai sediar a 4ª edição desse evento. A expectativa dos organizadores é de superar o público registrado na última - em torno de 100 pessoas.

A programação foi definida recentemente por representantes da secretaria e do Conselho Municipal de Saúde. O tema "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" será ministrado pelo secretário municipal de São Lourenço do Sul, Arilson da Silva Cardozo, que também preside a Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde (Assedisa). De acordo com o presidente do conselho local, Nelcindo de Vargas, esse é o espaço para apresentar projetos, debater o que está sendo feito e o que ainda pode ser feito na área. Ele explica que as conferências começaram a ser realizadas após a promulgação da lei federal 8.142/93.

Resultado da luta por um sistema de saúde que atenda a toda população, sem nenhum tipo de discriminação, o Sistema Único de Saúde (SUS) é tido como a maior política de inclusão social existente no País. Certos de que as principais políticas de saúde em vigor foram construídas a partir de debates e discussões nas últimas conferências (municipais, estaduais e nacionais), os organizadores estimam que no próximo dia 22 estejam reunidos todos aqueles que lutam pela democracia e a participação popular na definição das políticas públicas.

O que vai ter

8h - Credenciamento;

8h30 - Abertura oficial;

9h - Palestra - tema principal;

10h30 - Início dos trabalhos em grupo;

12h - Almoço;

13h30 - Exposição dos Trabalhos;

15h - Relatório final e eleição dos delegados que participarão da 6ª Conferência Estadual da Saúde;

16h - Encerramento.

Fonte:Folha de Candelaria