Candelária, 17 de Maio de 2024

Crianças dão vida à nova creche
07 de Junho de 2011

Crianças dão vida à nova creche

Entregue oficialmente à comunidade na noite da última sexta, 20, a escola municipal de Educação Infantil Cecy Therezinha Seckler Heinze, a popular creche Dona Tereza, está atendendo 63 crianças. Elas integram as turmas de Pré (quatro e cinco anos) e Jardim (três anos), abertas nos dias 2 e 16 deste mês, respectivamente. Desde então, esses pequenos têm dado vida a maior obra pública já realizada em Candelária - e que mudou por completo o retrato da hoje avenida Amândio da Silva, no bairro Rincão Comprido.

De acordo com a diretora Denise Motta Pereira, as crianças ainda estão no período de adaptação. Em entrevista à Folha, ela disse que a maioria não tem tido dificuldade para se adaptar a nova rotina. Na manhã de quarta, 25, a reportagem esteve na nova creche e acompanhou alguns momentos de recreação das crianças. Juntas, as turmas se divertiam na praça de brinquedos sob os cuidados das professoras de Educação Infantil, Rosane Richter e Alessandra Vidal da Silva e da auxiliar Sabrina Schünke. Além dessas, outras cinco turmas serão abertas no ano que vem (duas de Maternal, duas de Pré-Maternal e uma de Jardim).

Ao todo, poderão ser atendidas mais 55 crianças. Conforme a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, nesse ano é praticamente inviável a ampliação do número de turmas. "Ainda há cinco salas por organizar. É preciso comprar brinquedos, roupas de cama, tapetes, mobiliários, cobertores ou edredons, jogos, brinquedos e livros. Tudo é adquirido através de licitação e esse processo geralmente é demorado", explicou. "Enquanto as salas não estiverem totalmente preparadas para receber as crianças não adianta abrir novas turmas. A criança precisa de um ambiente em que possa se desenvolver integralmente", acrescentou. Outro aspecto considerado diz respeito aos custos de manutenção. "Para manter essas quatro turmas, a despesa mensal da prefeitura com profissionais é de R$ 20 mil, sem contar os gastos com alimentação", disse a secretária.

AUXÍLIO - A previsão é de que no próximo ano a creche Dona Tereza já possa receber recursos federais (compra de merenda, salário-educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb), quando estiver, de fato, registrada junto ao Ministério da Educação e as crianças atualmente atendidas, incluídas no Censo Escolar. Até o momento, restam nove vagas para a turma do Pré (turno manhã). As demais turmas estão preenchidas. Por enquanto, o atendimento disponibilizado é parcial (manhã ou tarde) para crianças de quatro e cinco anos, das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30. Nesse caso, as crianças recebem a merenda escolar e fazem as demais refeições em casa. No decorrer das atividades são acompanhadas por uma professora. Já as de três anos são atendidas em turno integral, das 7h30 às 17h30, e fazem várias refeições no local (lanche de manhã, almoço, lanche de tarde). São acompanhadas por uma professora e três auxiliares, que se revezam durante o horário de atendimento.

MAIS - A equipe da creche Dona Tereza é composta por quatro professoras, três auxiliares, equipe administrativa (diretora, supervisora, secretária e auxiliar), três serviços gerais, um estagiário e dois vigias. Entre os espaços oferecidos, estão a praça de brinquedos, o multipalco (anfiteatro), a sala multiuso, o espaço coberto para recreação com área de grama sintética, cozinha/lavanderia e os banheiros adaptados para cadeirantes.

Importante

* A creche Dona Tereza está recebendo doações de brinquedos, fantasias, livros infantis, almofadas. Quem tiver algum material para doar poderá manter contato pelo telefone 3743 8139.

** No local serão atendidas crianças no Maternal (quatro meses a um ano e 11 meses); no Pré-Maternal (dois anos a dois anos e 11 meses); no Jardim (três anos a três anos e 11 meses) e no Pré (quatro anos a cinco anos e 11 meses).

Fonte:Folha de Candelaria