Candelária, 16 de Maio de 2024

Candelária terá roteiro de gastronomia
07 de Junho de 2011

Candelária terá roteiro de gastronomia

Um projeto desenvolvido através de uma parceria entre a prefeitura, através da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte, e a Emater/Ascar deverá dar a Candelária um roteiro de gastronomia. Batizado como sabores coloniais, a promoção objetiva resgatar e valorizar a gastronomia típica do interior do município. Através do envolvimento das comunidades incluídas no roteiro, serão organizados festivais com inspiração numa determinada atração gastronômica ou cultura, observando-se, para tanto, as características ou peculiaridade de cada localidade. O lançamento do roteiro já tem data, horário e local: 16 de julho, às 19h, na Linha Palmeira. Uma reunião durante a semana no estabelecimento comercial de Lauro Zilch definiu a realização do 1º Festival do Arroz, que terá lugar no ginásio comunitário da Linha Palmeira. As fichas serão comercializadas a R$ 10,00 e o cardápio inclui galeto, risoto, arroz de forma, arroz a grega, bolinhos de arroz, massa, cucas e saladas diversas.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, uma das marcas mais características da zona rural de Candelária é a gastronomia típica, formada a partir da influência das diferentes etnias identificadas no município. Segundo esclarece, o roteiro buscará justamente explorar essa marca como um patrimônio cultural de Candelária. Cada evento, além das atrações gastronômicas, também abrirá espaço para apresentações artístico-culturais. Os organizadores projetam realizar seis eventos até o final do ano, o que garantiria um festival a cada mês. Nestas seis primeiras edições, a idéia é apresentar o espetáculo "Em nossa estampa, as raízes de nossa cultura", que une os três núcleos da Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo - Accev (coral, teatro e dança), apresentado com grande sucesso em setembro no ano passado, no CTG Sentinela dos Pampas, em comemoração ao quinto aniversário da entidade. "Esse roteiro irá também abrir um novo espaço para as manifestações artístico-culturais do município, aproximando-as das comunidades do interior", salienta o secretário.

CRONOGRAMA - O cronograma do roteiro ainda está sendo trabalhado. Conforme Jorge Mallmann, já existe uma definição prévia das seis etapas do ano e mais duas para os meses iniciais de 2012, faltando ainda acertar os detalhes com as respectivas comunidades. Ele adiantou, no entanto, que em agosto, a Linha do Rio deverá sediar o Festival das Carnes, e em setembro, na Vila Botucaraí, está programado o Festival do Churrasco. A intenção dos organizadores - acrescenta o secretário - é obter através deste roteiro uma maior integração das comunidades do interior e dessas com a população urbana. A realização ainda objetiva aumentar a auto-estima das comunidades envolvidas no projeto. "No futuro, dependendo do envolvimento da comunidade, poderemos até atrair visitantes ao município a partir de uma divulgação antecipada e organizada do nosso roteiro", concluiu.