Candelária, 17 de Maio de 2024

Com as chaves na mão, é hora de pensar na mudança
27 de Maio de 2011

Com as chaves na mão, é hora de pensar na mudança

O gabinete do secretário de Habitação, Ilo Moraes, ficou pequeno para a foto na última quarta-feira, 25, quando as famílias contempladas com as primeiras casas do Núcleo Habitacional Mendes Ribeiro foram à prefeitura para assinar os contratos de compra e venda e receber as chaves de suas novas casas. O que extrapolou os limites da fotografia foi o contentamento dos novos mutuários, que passam a ter nova perspectiva de vida a partir de agora, com a preparação para a mudança e novos sonhos pela frente. Acompanhada da avó Tereza Goulart, de 74 anos, Rita Andressa Goulart, de 21, não escondia a alegria por livrar-se do aluguel e projetar uma nova etapa da vida da família na nova casa. Junto com o marido, Jonas, de 21 anos, e da filha Nicole, de dois anos, Rita e a avó já projetam a ampliação da residência e o primeiro objetivo é dar mais alegria ao local, com a implantação de um jardim. Elas não escondem a ansiedade e a data para a mudança já está definida: se tudo der certo, a vida no novo lar começa amanhã. Eloir de Moura, de 48 anos, foi outra contemplada com uma das casas do núcleo. Atualmente residindo com o filho, na rua Botucaraí, ela também já definiu a data da mudança para a nova morada; será no dia 1º de junho. A preocupação de Eloir foi em dar melhores condições de vida para a filha, Aline, de 20 anos, após cumprir sua jornada de trabalho diário. "Com uma casa nova, parece que um novo mundo se abre para a gente, e certamente viveremos dias melhores a partir de agora", expõe a pensionista, que também tem planos de ampliar e cercar a residência.

PRÓXIMAS ETAPAS - No Núcleo Habitacional Jorge Alberto Mendes Ribeiro, inaugurado oficialmente no dia 20 de maio, outras seis casas deverão ser entregues até o aniversário do município, comemorado no próximo dia 7 de julho. O secretário de Habitação, Indústria e Comércio, Ilo Moraes, conta que essas foram as primeiras moradias entregues neste ano e que os investimentos somam nesta primeira fase R$ 420 mil. Parte dos recursos para a construção das 12 moradias foram destinados pelo Governo do Estado, através do Programa Emancipar 2008 e o restante refere-se à contrapartida da prefeitura, que também adquiriu o terreno para a implantação do núcleo. Tão logo sejam concluídas as outras seis casas em andamento, a prefeitura deve dar início à construção de outras 40 casas - com 35,97m2. Os recursos, do Programa Gestão da Política do Desenvolvimento, do Ministério das Cidades, somados à contrapartida da municipalidade chegam a R$ 1,288 milhão. Assim que concluídas as 52 casas que compõem o núcleo, o valor aplicado chegará ao montante de R$ 1.708.000,00.

Uma solenidade informal no gabinete do prefeito Lauro Mainardi, ainda na quarta-feira, marcou a entrega das chaves das moradias aos sorteados. Na oportunidade, o secretário Ilo Moraes salientou que em virtude do déficit habitacional ainda existente no município, os moradores contemplados devem sentir-se iluminados. Já o prefeito Lauro Mainardi destacou o esforço que a prefeitura vem fazendo para trazer melhores condições de vida à população. "Nós estamos fazendo a nossa parte", enfatizou, pedindo que cada beneficiado conserve adequadamente sua casa. Neste sentido, também valorizou o acompanhamento da assistência social às famílias contempladas.

Os contemplados

Eloir de Moura

Eva Alice dos Santos

Gilvana dos Santos Erohin

Mariom dos Santos Lisboa

Teresa Gulart

Valdereza Dors

Como funciona

As famílias contempladas com moradias no núcleo habitacional foram selecionados através de análise de pré-cadastro pela secretaria de Assistência Social e os nomes foram submetidos à aprovação do Conselho Municipal de Habitação. Segundo a lei 634, de 19 de maio de 2011, e que autoriza a prefeitura a alienar os imóveis do município e pertencendes ao programa de ações habitacionais Emancipar, a renda familiar não pode ultrapassar cinco salários mínimos e o adquirente não pode possuir outro imóvel em Candelária. A prestação inicial é de R$ 145,83, corrigida anualmente pelo IGP-M, e o prazo para pagamento é de 240 meses. O contrato prevê multa para o atraso de prestações, e pode ser rescindido caso o mutuário utilizar o imóvel para fim não-residencial, se atrasar o pagamento de mais de três parcelas, ou se transferir, ceder ou locar o imóvel a terceiros. Atualmente, cada residência está avaliada em R$ 35 mil.

Fonte:Folha de Candelaria