Ir para o Conteúdo

Candelária, 17 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Novas obras são oficialmente entregues à comunidade
24 de Maio de 2011

Novas obras são oficialmente entregues à comunidade

O dia 20 de maio de 2011 ficará marcado como uma data histórica para Candelária, especialmente para o bairro Rincão Comprido. As principais lideranças do município e uma expressiva parcela da comunidade acompanharam nesta data as inaugurações de obras importantes, que transformaram a fotografia das proximidades da rua Amândio da Silva, que agora ganhou status de avenida. O antigo Corredor do Bode - como era conhecida a rua - é o endereço da nova, moderna e ampla escola de educação infantil da cidade. Também abriga um novo conjunto habitacional, cujas seis primeiras unidades já foram concluídas. A Amândio da Silva também ganhou uma pavimentação com bloquetos de concreto, a exemplo das ruas Padre Réus e São Jorge. E a grande alteração no retrato do antigo corredor promete se ampliar ainda mais. A prefeitura já formalizou a compra do terreno que abrigará o novo Fórum da Comarca, uma construção de três andares, com área construída de 1.270 m². O novo fórum será erguido em área ao lado da nova creche, em obra de responsabilidade do Tribunal de Justiça.

A solenidade de sexta foi dividida em duas etapas. Inicialmente, as autoridades e o público presente se posicionaram na rua em frente à Escola de Educação Infantil. Dali, o mestre de cerimônias Jorge Mallmann convidou os presentes para acompanhar a execução do Hino Nacional pelo Pelotão Mirim da Brigada Militar. A seguir, foi procedido o ato inaugural das pavimentações das ruas Amândio da Silva, São Jorge e Padre Réus. Um descerramento simbólico foi feito junto a uma placa da rebatizada avenida Amândio da Silva, com participação do prefeito Lauro Mainardi, do deputado federal Luis Carlos Heinze, do deputado estadual Marcelo Moraes e do vice-prefeito Rui Beise. Na sequência, o prefeito Lauro passou às mãos do presidente da subseção da OAB local, Darci Aggens, documento pelo qual o município repassou terreno estimado em R$ 175.000,00, onde será erguido o novo fórum da comarca.

A solenidade prosseguiu com a formalização de um processo de regularização executado pela prefeitura em relação a um conjunto de 81 unidades habitacionais construídas no bairro Marilene nos anos de 1995 e 1998. Simbolizando a regularização das 81 moradias em andamento, três moradores já assinaram a escritura na cerimônia de sexta, na presença do tabelião de notas Flávio Cassel. Na sequência, foram sorteados os primeiros seis moradores do núcleo habitacional localizado em área ao lado da nova Escola de Educação Infantil. Num primeiro momento, estão sendo erguidas 12 moradias, das quais seis já estão concluídas. Na solenidade, aconteceu um sorteio definindo os seis contemplados entre os 12 beneficiados já selecionados. São eles: Eloir de Moura, Eva Alice dos Santos, Gilvana dos Santos Erohin, Mariom Sueli dos Santos Lisboa, Teresa Gularte e Valdereza Dors. Através de decreto, o novo núcleo foi batizado como Conjunto Habitacional Jorge Alberto Mendes Ribeiro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade pelo deputado federal Mendes Ribeiro Filho, filho do homenageado. Não tendo podido participar da solenidade em razão de compromissos de sua atividade parlamentar, Mendes Ribeiro Filho endereçou correspondência ao prefeito Lauro, na qual agradeceu a lembrança: "A homenagem que V. Exa. presta ao meu pai, cujos exemplos de ética e integridade me norteiam, sensibiliza a minha família, que na singeleza de um muito obrigado, agradece e reconhece esta homenagem como expressão de gratidão, sentimento que é manifestado, apenas por gente de alma nobre, como V. Exa." Para marcar a inauguração do conjunto habitacional, foi descerrada uma placa.


Escola Dona Tereza: emoção e integração política

"Quem está aqui pela primeira vez compartilha um sentimento experimentado por todos que foram apresentados a esta obra. Na verdade são vários sentimentos que se misturam: surpresa, admiração, saudade dos tempos de escola e, para quem mora em Candelária, orgulho por ver inaugurada aqui neste chão uma obra de tanta relevância e significado para a comunidade, que representa um grande marco para a educação do município". Com esta introdução, o responsável pelo cerimonial deu início à segunda etapa da solenidade, que teve lugar no saguão da nova escola. A seguir, apresentou um rápido histórico do projeto, iniciado na primeira gestão do prefeito Lauro, quando a secretária de Educação era Carine Carvalho. Com área construída de 1.118,46 m², a obra exigiu um investimento próximo de R$ 1.400.000,00. A escolha do nome Emei Dona Tereza para a nova creche foi um reconhecimento da prefeitura ao trabalho desenvolvido pelo deputado Luis Carlos Heinze, filho da homenageada. A homenagem proporcionou uma integração entre adversários históricos da política local, o PMDB do prefeito Lauro, e o PP do deputado Luis Carlos Heinze, assim justificada pelo protocolo: "Independente de diferenças partidárias, é pensamento da administração municipal que é justo reconhecer e demonstrar o quanto a comunidade candelariense é grata pelos serviços prestados pelo deputado Luis Carlos Heinze".

Dora Lazzari, irmã de Cecy Therezinha Seckler Heinze, a Dona Tereza, leu uma biografia da homenageada, acompanhada com emoção pelos presentes, especialmente pelos familiares. Seguiram-se os pronunciamentos. A diretora Denise Motta Pereira destacou que a Emei Dona Tereza é uma obra pensada, planejada e estruturada para o atendimento adequado das crianças. "Aqui as crianças terão o atendimento pedagógico, alimentação, repouso, tempo e espaço para brincar", enfatizou. Já a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Soares Lopes, salientou a importância da educação infantil para a formação integral do ser humano. "Sabemos que o investimento feito na criança de até seis anos gera lucro para o país porque previne a reprovação e a evasão e resulta na formação de cidadãos mais éticos que dificilmente fracassarão no ensino fundamental".

O deputado federal Luis Carlos Heinze começou sua manifestação chamando os familiares mais próximos para acompanhá-lo num agradecimento ao prefeito Lauro Mainardi, extensivo também à primeira-dama Maria Jussara Mainardi, pela homenagem prestada à sua mãe. Falou de sua dedicação à atividade parlamentar que, segundo ressaltou, impõe sacrifícios inclusive à sua família. Acredita, no entanto, estar à frente de uma missão, que busca cumprir da melhor forma possível. Neste sentido, elogiou o prefeito Lauro e toda a administração municipal pela coragem de executar uma obra como a da nova creche. Disse que não são muitos os municípios que conseguem arcar com a contrapartida exigida para a obra ou mesmo o custo de sua manutenção. O vice-prefeito Rui Beise também fez questão de ocupar o microfone para exaltar o novo retrato do bairro Rincão Comprido a partir das obras inauguradas, que marcam, segundo observou, um novo patamar de desenvolvimento para a cidade. Por fim, o prefeito Lauro Mainardi saudou a relevância de cada obra inaugurada naquela data. Dirigindo-se ao presidente da Amvarp presente à cerimônia, o prefeito de Sinimbu, Mário Rabuske, lembrou das dificuldades financeiras impostas aos municípios em razão da injusta distribuição de recursos e encargos. Mesmo assim, disse estar conseguindo resgatar os compromissos que assumiu. Neste aspecto, reiterou que sua administração está comprometida com os interesses da comunidade, contando com a participação de todos os parlamentares identificados com o município, independente de sigla partidária. "Nossa administração não é do PMDB. É o povo que está no governo", enfatizou.

A solenidade foi encerrada com o descerramento de uma placa referente à inauguração e de uma fotografia de Dona Tereza. Através deste ato simbólico, foi entregue à comunidade uma obra que, certamente, ajudará a reescrever a história de incontáveis crianças de Candelária. Histórias que começarão com uma escola digna, capaz de construir um futuro igualmente digno.

Fonte:Folha de Candelaria









+ notícias