Candelária, 17 de Maio de 2024

Vem aí a 12ª Semana do Meio Ambiente
11 de Maio de 2011

Vem aí a 12ª Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana Municipal do Meio Ambiente, que neste ano atinge sua 12ª edição, terá novidades. As atividades, definidas com intuito de envolver a comunidade na preservação dos recursos naturais, terão a divulgação intensificada a partir dos próximos dias, quando serão distribuídos os primeiros folders. De acordo com a diretora da divisão de meio ambiente, Lidiane Radtke, entre as ações deste ano estão incluídos três concursos - todos são abertos à comunidade.

Os interessados poderão acessar o site da prefeitura de Candelária (www.candelaria-rs.com.br), onde serão postados os editais contendo todas as informações, a partir de quinta, 12. Um dos concursos é de fotografia e pode ser feito por quem tenha, no mínimo, 16 anos. Os temas são: relação entre rio Pardo e floresta e degradação ambiental do rio Pardo. As imagens serão selecionadas por uma comissão julgadora e as três melhores, de cada categoria, vão ser expostas na Casa de Cultura Marco Mallmann a partir do dia 1º de junho. "Além dessas seis, outras 20 serão selecionadas para fazer parte da mostra", adianta Lidiane. Os demais concursos envolvem o parque municipal localizado no Pinheiro, que será incluído no trajeto de um passeio ciclístico no dia 4 de junho. "O objetivo é escolher um nome para o parque e criar seis personagens temáticos (mascotes), que podem ser figuras de dinossauros com enfoque em fauna, flora, água, ar, lixo ou queimadas", acrescenta. Segundo Lidiane, o município pretende investir no parque, cuja área é de 5,2 hectares, a exemplo do que foi feito com o Witeck, em Novo Cabrais. A Semana Municipal do Meio Ambiente é uma realização do Comitê Municipal da Água em parceria com a secretaria municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

A programação

1º de junho

Exposição fotográfica Faces do Rio Pardo 2011, na Casa de Cultura Marco Mallmann;

2 de junho

Palestra sobre "águas subterrâneas". Assunto dirigido a representantes das associações de água do interior. Clube Rio Branco, às 19h;

3 de junho

Apresentação teatral a cargo do grupo Cara & Cor’agem. Clube Rio Branco, manhã e tarde;

4 de junho

Passeio ciclístico. Saída da praça Alberto Blanchard da Silveira às 8h, com destino ao parque ambiental do Pinheiro. No local haverá lanche às 12h. À tarde, às 13h30, plantio de 300 árvores nativas e lançamento do concurso para nomear o parque e criar personagens. Em seguida, retorno à praça, onde haverá sorteio de duas bicicletas entre os participantes. Aberto ao público em geral;

7 de junho

Atividades internas nas escolas com enfoque no tema da Semana Municipal do Meio Ambiente;

8 de junho

Troca-Troca de Sementes Crioulas. Pavilhão da comunidade católica.

Os concursos

FOTOGRÁFICO

Temas: relação entre rio Pardo e Floresta e degradação ambiental do rio Pardo;

Inscrições: de 12 a 27 de maio (ficha disponível no site da prefeitura);

Limite de entrega: até dia 27 de maio (fotos devem ser gravadas num CD ou DVD nos formatos JPEG ou TIFF) na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Importante: junto às fotos deve ser enviada uma breve descrição sobre a localização;

PARQUE AMBIENTAL

I - Denominação

II - Personagens temáticos

Inscrições: de 12 a 27 de maio (ficha disponível no site da prefeitura);

Limite de entrega: até dia 27 de maio, na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente .

http://www.candelaria-rs.com.br/interna.php?area=secagricultura link para inscriçao

*Abertos a toda comunidade. Apenas o fotográfico é limitado para pessoas com idade a partir de 16 anos. Haverá premiação surpresa para os três melhores de cada categoria.

Fonte:Folha de Candelaria