Candelária, 17 de Maio de 2024

Prefeitura inicia a colocação de gradis nas esquinas
11 de Maio de 2011

Prefeitura inicia a colocação de gradis nas esquinas

A instalação de gradis de segurança na esquina da avenida Pereira Rego com a rua 15 de Novembro, na semana passada, chamou a atenção da comunidade. A novidade, segundo o diretor municipal de trânsito, Nelson Farias, objetiva diminuir o risco de acidentes e funciona com um divisor de fluxo, impedindo que os pedestres atravessem as ruas na diagonal, evitando acidentes. Os quatro primeiros gradis foram patrocinados pelas empresas Kottwitz/Redemac, Kottwitz Centerlar e Francy Presentes, todas com sede na rua 15 de Novembro. "Os gradis não obstruem o passeio público, garantem mais segurança no trânsito e representam uma significativa economia de dinheiro aos cofres da prefeitura", observa o diretor. "Como contrapartida, a empresa pode explorar comercialmente os gradis, sendo que a prefeitura não tem nenhum tipo de gasto", ressalta. O empresário Rodrigo Kottwitz observa que as empresas da família investem pesado em mídia e que os gradis surgiram como uma nova alternativa para levar novidades e promoções ao conhecimento do público, além de colaborar com o trânsito e a segurança dos pedestres.

OUTROS - É objetivo do departamento municipal de trânsito instalar outros gradis nas quadras em que estão localizados os educandários da cidade. "O equipamento é de fundamental importância, principalmente no horário de saída das escolas, onde há grande movimentação e pressa dos alunos para chegarem rápido em casa", avalia Farias. As estruturas metálicas com espaço comercial são fixadas longitudinalmente nas calçadas e devem seguir as definições estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Num segundo momento, os gradis também devem ser instalados nas esquinas das principais ruas da cidade. Nelson Farias ressalta, ainda, que o índice de atropelamentos na cidade é baixíssimo, e que os reflexos da instalação dos semáforos já pode ser sentido, com os condutores parando para os transeuntes. "A ampliação do sistema é uma segurança extra, porque prevenir nunca é demais", conclui. Empresas interessadas em patrocinar os gradis podem entrar em contato com o departamento municipal de trânsito, onde serão fornecidas informações relativas à padronização e ao custo do equipamento.