Candelária, 17 de Maio de 2024

Samu de Candelária entra em funcionamento
07 de Maio de 2011

Samu de Candelária entra em funcionamento

Em junho de 2010, a Folha de Candelária noticiou a chegada de uma ambulância que dava início à implantação do Samu - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - no município. O plano nacional de atendimento pré-hospitalar seria oportunizado através de uma parceria entre União, Estados e Municípios para atender casos de urgência e emergência em qualquer lugar da cidade ou do interior. O socorro seria prestado após chamada gratuita, através do fone 192. Desde ontem, 2, pela manhã, os verbos passaram a ser conjugados no presente, com a inaguração da base do Samu de Candelária.

Autoridades e convidados foram recepcionados em um coquetel junto à base do Samu, aos fundos do Hospital Candelária, na rua 25 de agosto. Em seu pronunciamento, o secretário de Saúde, Aristides Feistler, destacou inicialmente a parceria entre as três esferas do poder, que viabilizou a implantação do serviço, e lembrou que a administração municipal sempre teve como objetivo resgatar a cidadania dos candelarienses oportunizando serviços de qualidade. "O Samu é mais um destes serviços que vem ao encontro destas necessidades", observou. O coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Augusto Gomes, lembrou que no afã de tentar salvar vidas, muitos quadros se agravaram em razão da falta de atendimento rápido. "Agora, com a implantação do Samu, isso terminou", arguiu, parabenizando o prefeito Lauro e o secretário Aristides pela iniciativa. O vice-prefeito Rui Beise resolveu fazer analogia da Saúde com o futebol. "Aos integrantes do Samu, que agora também fazem parte deste time vencedor da secretaria da Saúde, desejo que vistam a camiseta e se dediquem da mesma forma com que de dedicam os colegas". Por fim, o prefeito Lauro Mainardi saudou a chegada dos novos servidores enfatizando que saúde e educação são prioridades em seu governo. Neste sentido, lembrou do Centro Oftalmológico e do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos, implantados durante seu governo, e que se tornaram referência na região. Na condição de empresário, disse que achava muito triste quando alguma mãe se socorria em sua loja, pedindo dinheiro para comprar remédios para o filho doente. "Hoje a realidade é outra; não falta atendimento, remédios e exames na secretaria da Saúde", enfatizou. Ao encerrar, disse que tudo o que sua administração tem realizado é fruto de muito trabalho, com o propósito de oferecer condições dignas aos cidadãos do município, lembrando a célebre frase do presidente ex-presidente Tancredo Neves: "Enquanto existir um brasileiro sem teto, sem pão, sem escola e sem saúde, toda prosperidade será falsa".

Central de regulação controlará chamadas

A enfermeira coordenadora Priscila Bernardes observa que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem o objetivo de reduzir o número de mortes, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da agilidade no socorro. Uma equipe de profissionais de saúde, com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população ficarão a disposição 24 horas ao dia. Assim, ela instrui que o Samu deverá ser acionado pela população por meio de ligação grátis pelo telefone 192 apenas em situações que representem risco de sequelas graves ao paciente ou em risco de morte. A Central de Regulação, que receberá as ligações de todo o Estado, funciona em Porto Alegre. Lá os médicos reguladores de plantão atenderão as ligações e, se necessário, acionarão a base de Candelária para atender à ocorrência. Já batizado de "telemedicina", este tipo de serviço evita que a ambulância e a equipe sejam deslocados para atender casos não-urgentes. Se comprovada a necessidade de remoção para atendimento hospitalar, a ambulância tripulada por um condutor socorrista e técnico de enfermagem com treinamento prático/teórico em urgência e emergência se deslocará ao local e encaminhará o paciente ao hospital Candelária. O turno de trabalho da equipe do Samu será de 12 horas e folga de 36, com as trocas ocorrendo sempre às 7h e às 19h. Ao todo, 10 profissionais se dedicarão ao atendimento do Samu em Candelária.