Candelária, 17 de Maio de 2024

Pintura vai revelar talentos na APAE
29 de Abril de 2011

Pintura vai revelar talentos na APAE

Ciente de que pessoas com necessidades especiais podem expressar seus sentimentos através da pintura e, assim, aumentar sua autoestima, a direção da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Candelária lançou o projeto "Eu pinto com o coração". A iniciativa foi apresentada na manhã de ontem, 28, na sede da entidade, para alunos e seus familiares, representantes do Executivo Municipal e demais convidados. Um dos principais objetivos é incentivar a potencialidade de cada participante, de modo que ele vença seus próprios limites e se sinta valorizado perante a sociedade.

De acordo com a diretora Claudete de Aguiar, o projeto terá início na próxima sexta, 6 de maio, e se estende até o mês de agosto. Nesse período, serão desenvolvidas atividades como pintura e costura em tecido, confecção de objetos com retalhos, registros ilustrativos, fotografias e exposição dos trabalhos. Num primeiro momento, será feita a pintura de tecidos para personalizar as camisetas que serão comercializadas durante a programação da Semana do Excepcional, em agosto. A comunidade poderá conferir esse trabalho na exposição que será montada junto à Casa de Cultura Marco Mallmann. Na sequência, está prevista a pintura em telas. As aulas serão ministradas pelas oficineiras Alzira Pohl, Cristine Lersch Mallmann e Ione Pohl. Igualmente estarão envolvidas as professoras Simone Ellwanger e Suzana Steindorff, a coordenadora Cleidi Limberger Marion e a diretora Claudete de Aguiar.

EMOÇÃO - Ao apresentar o projeto na manhã de ontem, Claudete se emocionou ao evidenciar a importância dos alunos. Também destacou que eles não precisam ser artistas para fazer as obras. "Basta ter esforço e vontade para pintar. O que importa é fazer as coisas com alegria e amor", disse, reforçando a mensagem que havia sido divulgada através de um vídeo motivacional, apresentado no início dos trabalhos. Já a primeira-dama Jussara Mainardi, ao falar em nome do prefeito Lauro Mainardi, agradeceu o empenho de todas as pessoas envolvidas no projeto e no atendimento, como um todo, dos alunos. Igualmente emocionada, ressaltou que "a APAE de Candelária sempre teve pessoas especiais cuidando de pessoas especiais". "Me sinto pequena diante do trabalho feito por essas crianças e seus familiares e pela disposição que as pessoas têm de diminuir as desigualdades. O grande diferencial de Candelária está no seu povo, que é unido, solidário e se coloca acima de tudo para servir ao próximo", prosseguiu.

MAIS - O projeto é voltado aos 27 alunos atendidos pela APAE e seus familiares. Conforme a coordenadora Cleidi Marion, essa é mais uma atividade desenvolvida com intuito de valorizar as pessoas com necessidades especiais. "Antes disso já havíamos realizado inúmeras ações com as crianças. Visitamos todas elas e suas famílias para conhecer a realidade e a situação em que vivem", observou. Os registros dessas atividades foram expostos através de fotografias na manhã de ontem. O "Pinto com o coração" será desenvolvido às sextas-feiras, das 8h às 10h.

Fonte:Folha de Candelaria