Ir para o Conteúdo

Candelária, 16 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Mais de 800 pessoas já se vacinaram contra a gripe
29 de Abril de 2011

Mais de 800 pessoas já se vacinaram contra a gripe

Amanhã, 30, é o Dia da Mobilização Nacional para diminuir a ocorrência da gripe. Em vista disso, a secretaria municipal da Saúde espera aumentar o número de doses aplicadas e, por conseguinte, de pessoas imunizadas contra a doença. Até o início da tarde de ontem, 28, 884 vacinas haviam sido distribuídas nos postos da cidade e do interior de Candelária, o equivalente a 14,86% da meta. De acordo com a enfermeira responsável Melissa Rathke, a procura está abaixo da média esperada para atingir a vacinação das 5.948 pessoas inclusas nos quatro grupos prioritários.

Em entrevista à Folha, Melissa explicou que a média de idosos vacinados nesta campanha é bem inferior a verificada no ano passado. "Para atingir a vacinação das 4.897 pessoas que estão nesse grupo seria preciso aplicar 300 doses, em média, por dia útil. Por enquanto, apenas 700 se vacinaram; o ideal seria que o número estivesse em 1.200", observou. A previsão, no entanto, é de que as pessoas atendam ao chamamento dos órgãos responsáveis e se protejam contra a gripe. "No sábado, os postos estarão abertos durante todo o dia. No domingo, durante a Festa do Trabalhador que acontece na praça, também haverá distribuição de vacina das 13h30 às 17h", lembrou Melissa.


CONSCIENTES - Os candelarienses que compareceram aos postos para receber a dose da vacina contra a gripe demonstraram estar conscientes de que é melhor prevenir para não ter que remediar. Durante a semana, a reportagem da Folha esteve em alguns postos de vacinação da cidade para acompanhar a movimentação. Na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Rincão Comprido haviam sido vacinadas 126 pessoas até o começo da tarde de quarta, 27. Entre elas estavam Odila Escobar, 71, e Renilda Roos, 83, da cidade. Conforme explicaram, esse é o segundo ano consecutivo que garantem proteção contra a doença. "Comecei a fazer no ano passado por causa da gripe A e agora vim reforçar", comentou Odila. No mesmo local estava a pequena Camila Motta, de um ano e quatro meses, que recebeu a vacina pela primeira vez na companhia da mãe, Sílvia. "Trouxe ela logo no início para evitar que fique gripada nesses dias mais frios", adiantou.

Já no Posto de Saúde Central, quem garantiu proteção foi Márcia Tatiana Lira Franke, 23 anos, que está grávida. Ao se imunizar, ela também garantiu proteção para o filho Lucas, que deve nascer daqui a dois meses. Moradora da Picada Karnopp, interior de Candelária, a agricultora comentou que preferiu vir antes para evitar filas e possíveis resfriados com a chegada dos dias mais frios. Da mesma forma, Helena Eichelberger, 73, aproveitou os primeiros instantes da campanha e se vacinou no Posto de Saúde Central. Ela disse que opta por essa proteção anualmente. "Faço há muitos anos; desde que a campanha foi lançada", comentou, destacando que desde então só teve leves resfriados.


MAIS - A vacina aplicada é trivalente, ou seja, combate três cepas de vírus. Uma é a H1N1, causadora da gripe A, que ficou popularmente conhecida como gripe suína e ocasionou uma verdadeira pandemia em 2009. As doses são contraindicadas para quem estiver em estado febril, com processos infecciosos agudos ou possuir alergia aos componentes da vacina ou de ovo. A campanha encerra no dia 13 de maio.


Atenção aos horários e locais

NA CIDADE

* Amanhã, 30

8h às 16h - Posto Central, Posto da Vila Marilene, Posto do Rincão Comprido, Posto da Vila Ewaldo Prass;

* 1º de maio

13h30 às 17h - Praça Alberto Blanchard da Silveira;

* 2 a 6 de maio

7h30 às 17h (sem fechar ao meio-dia) - Posto Central;

* 4 de maio e 11 de maio

13h às 16h30 - Posto da Vila Ewaldo Prass;

* até 13 de maio

7h30 às 11h30 e das 13h às 17h - Posto Central, Posto da Vila Marilene e Posto do Rincão Comprido.


NO INTERIOR (só para idosos e gestantes)

* Hoje, 29a

8h30 - Picada Escura, na escola Adão Jaime Porto;

14h - Linha Facão, na Comunidade Luterana;

* 2 de maio

13h às 16h - Linha do Rio (unidade móvel);

* 3 de maio

13h às 16h - Vila Botucaraí (unidade móvel);

* 4 de maio

13h às 16h - Passa Sete (unidade móvel);

* 5 de maio

13h às 16h - Vila União (unidade móvel);

* 6 de maio

8h às 11h - Pinheiro (unidade móvel).

Fonte:Folha de Candelaria








+ notícias