Candelária, 17 de Maio de 2024

Assistência Social promove evento voltado às mulheres
11 de Abril de 2011

Assistência Social promove evento voltado às mulheres

Beneficiárias do programa Bolsa-Família, integrantes dos grupos de Apoio Familiar e de Idosos e mães de crianças de zero a seis anos estiveram reunidas na manhã de quarta, 6, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Ewaldo Prass, com um único propósito: saber o que representam para a sociedade. O tema foi debatido pela psicóloga Zhélide Quevedo Hunter, que possui especialização em Sexologia e Gerontologia e atua como consultora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para o Programa de Prevenção à Violência (PPV), nos municípios de Candelária, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Venâncio e Charqueadas.

Ela participou do 1º Mulher em Foco, evento promovido pela secretaria municipal de Assistência Social e gabinete da primeira-dama em parceria com a secretaria de Saúde e demais centros de referência do município. Ao dar início à atividade, a secretária de Assistência Social, Leandra Sartori, enfatizou que falar em mulher na sociedade atual é bifurcar-se em dois parâmetros de fundamental importância no mundo moderno: ver a mulher pelo lado romântico e pelo lado da integração na sociedade. "Nessa perspectiva de união, e não de competição com o homem, a mulher deve seguir dois caminhos: o de ser feminina, mulher, mãe e o de ser agente social, econômico e político", disse. Também observou que "a mulher é o ponto central das políticas públicas dos entes federados, estaduais e municipais". Por isso, maioria das ações é focada no sexo feminino, o que se explica pelo fato de a mulher adotar a melhor decisão em benefício do grupo familiar.

Já o prefeito Lauro Mainardi, presente ao evento, afirmou que a mulher é o alicerce da família e que o poder público precisa estar voltado para a sociedade como um todo; não só para crianças, idosos, homens ou mulheres. Adiantando o que a palestrante falaria, acerca de motivação, o chefe do Executivo municipal observou que "oportunidade não se espera, se cria". Demonstrando que a disposição é fundamental para a mudança - pessoal ou profissional -, a palestrante relatou sua própria história de vida ao público. Em entrevista à Folha, Zhélide deu provas de que realmente sabia da importância de ousar e mudar, sempre que preciso. Disse, por exemplo, que foi educadora por durante 25 anos e que decidiu ingressar no curso de Psicologia aos 40. "A motivação nos faz crescer e mudar a realidade. Sempre é tempo para aprender e ser feliz", disse. Essa mensagem ela repassou no encerramento do evento, através da música Eterno Aprendiz, interpretada por Gonzaguinha. De modo geral, a canção evidencia que sempre é tempo de aprender algo novo e que para tanto basta estar disposto.

Mais do que reunir as cerca de 100 mulheres - e uns poucos homens -, o evento serviu para esclarecer os preconceitos que envolvem a mulher perante a família, a sociedade, o meio onde vive; e as situações de conflito que o sexo feminino enfrenta dentro e fora do ambiente familiar.

Fonte:Folha de Candelaria