Candelária, 06 de Maio de 2024

Chococande: feira de chocolate e shows
01 de Abril de 2011

Chococande: feira de chocolate e shows

Nos últimos anos, a Páscoa ganhou uma comemoração especial em Candelária. A destacada ornamentação da cidade coordenada pela primeira-dama Jussara Mainardi somou-se a uma marcante celebração no Cerro Botucaraí, da qual faz parte a encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada no ano passado também na cidade. Pois neste ano, uma nova iniciativa da prefeitura promete incrementar ainda mais a programação de Páscoa em Candelária. É a 1ª Feira do Chocolate Caseiro e do Artesanato de Candelária, que ganhou o sugestivo nome de Chococande e que será realizada no período de 15 a 23 de abril.

A Chococande usará o mesmo espaço da Feira do Livro (de 27 a 30 de abril), na rua Andrade Neves, ao lado da Casa de Cultura. A ideia de realizar em Candelária uma promoção nos moldes da Chocofest de Gramado surgiu durante recente viagem a serra gaúcha do prefeito Lauro Mainardi e da primeira-dama Jussara Mainardi, da qual também participou a secretária municipal de Assistência Social, Leandra Sartori. O formato final foi definido após reunião com representantes da secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esporte, que sugeriram a denominação do evento. A Chococande também conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candelária, Emater e Associação dos Artesãos.

O projeto, que visa comercializar chocolates caseiros de Candelária na Páscoa, também conta com outro personagem importante. Trata-se da senhora Zenaide Cauduro, que além de doar o maquinário usado para fabricar o chocolate, também ministrou um curso oferecido a integrantes de grupos organizados de mulheres, acompanhados pelo STR e a Emater. A fabricação de chocolate iniciada no curso de domingo, 27, prosseguiu nos dias seguintes na cozinha comunitária do bairro Ewaldo Prass. Um total de 20 grupos do interior e um do Rincão Comprido participam do projeto. A produção é desenvolvida em quatro equipes, contando com duas a três pessoas por grupo, num sistema de rodízio. Da pequena indústria de chocolate estão saindo coelhos e ovos de diferentes tamanhos, além de trufas e pirulitos. Esses produtos serão comercializados na Chococande, juntamente com rapaduras, cricri, cucas e pães à base de amendoim.

Toda renda será dividida pelos grupos

De acordo com a responsável pelo departamento de mulheres do STR, Zoni Porto Rehbein, os grupos vão participar da produção e da comercialização, dividindo ao final os lucros de forma igual. Integrante do Grupo Arte e Riso da Vila Fátima, Damaris Moraes, participa do projeto, ressaltando estar sendo uma rica experiência. Disse ter aprendido de forma fácil o trabalho de produção, valorizando a união de esforços entre prefeitura, Emater e STR para levar novas alternativas de renda às famílias do interior. Damaris acredita no potencial da Chococande pelo grande apelo popular do chocolate.

Acompanhado de vários secretários municipais, o prefeito Lauro Mainardi fez questão de visitar a produção de chocolate caseiro local na tarde de ontem. E todos gostaram do que viram e, sobretudo, com o que tiveram a oportunidade de degustar. O chefe do Executivo também deposita uma grande esperança na força da iniciativa. "Quem não gosta de chocolate?", questiona, enfatizando o potencial de crescimento do projeto. O prefeito ainda ressaltou outros méritos da Chococande. "Estamos valorizando um produto turístico de nossa cidade, criando alternativas de renda às propriedades rurais, além de destacar o trabalho das mulheres", completou.

SHOWS - A fim de valorizar e atrair mais público para a feira do chocolate, os responsáveis pelo evento ainda estão elaborando uma programação de shows para o evento (confira no quadro a programação até aqui definida).

Dia 15/04

- 19h - Abertura oficial, com presença de autoridades e lideranças, entrega da chave simbólica ao coelho e coelha, apresentações do Pelotão Mirim da BM e do grupo Dançarthe da Accev.

Dia 16/04

- 10h - Abertura da feira

- 19h - Apresentações artísticas de danças tradicionais, chula e dança dos facões a cargo do CTG Sentinela dos Pampas; apresentação da Orquestra do Medianeira.

Dia 17/04

- 10h - Abertura da feira