Candelária, 05 de Maio de 2024

Enfeites nas ruas anunciam: a Páscoa está chegando
01 de Abril de 2011

Enfeites nas ruas anunciam: a Páscoa está chegando

Desde a última terça-feira, Candelária conta com um colorido especial: são coelhos, guirlandas, ovos, cenouras, casinhas e outros enfeites que remetem à Páscoa. Os itens decorativos podem ser conferidos nos canteiros das avenidas, nos arredores da prefeitura e na praça Alberto Blanchard da Silveira. Essa semana, uma equipe composta por 15 pessoas, entre funcionários e voluntários, trabalhou de forma intensa para fazer de Candelária o município protagonista da decoração de Páscoa em toda a região. A previsão é de que as atividades de distribuição dos acessórios pascais no município sejam concluídas até amanhã. A Páscoa Criativa, que está em sua sexta edição, é um projeto criado pela prefeitura e coordenado pelo gabinete da primeira-dama em parceria com as secretarias municipais. O programa conta com o apoio financeiro da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), empresários e pessoas físicas.

Jussara Mainardi, primeira-dama do município, acompanhou de perto a decoração e auxiliou a equipe de trabalho no processo de colocação dos enfeites de Páscoa. Os adereços pascais, criados nas oficinas do projeto Páscoa Criativa, foram desenvolvidos a partir de materiais reaproveitados de outras Páscoas e Natais. O grande diferencial dos produtos confeccionados por meio do projeto, segundo Jussara, é o trabalho artesanal, feito à mão. A expectativa, depois de concluído o processo de embelezamento nas ruas candelarienses, é receber visitantes de toda a região. A Páscoa Criativa já é tradicional em Candelária e surgiu com a ideia de complementar ações promovidas nessa data comemorativa, como a encenação da Paixão e Morte de Cristo.

Funcionário do gabinete da primeira-dama, Antônio Reni da Silva, 51, participa pela segunda vez da Páscoa Criativa. Para ele, vale à pena fazer um mutirão de trabalho para deixar a decoração pronta e a cidade bonita. "A ideia é que a família toda possa prestigiar os itens pascais, desde a criança até o idoso", ressalta. Silva também destaca o trabalho desempenhado por Jussara Mainardi. "A primeira-dama trabalha muito e está sempre envolvida em ações comunitárias", elogia. Cátia Beskow, 29, é funcionária temporária do gabinete da primeira-dama e trabalhou nas ações pascais pela primeira vez. Durante as oficinas da Páscoa Criativa, ela coordenou o grupo de costureiras voluntárias, quando também auxiliou na confecção de roupas para os coelhos. Para Cátia, a parte mais gratificante do trabalho é ver as crianças maravilhadas pela decoração. "Os pequenos ficam encantados com os enfeites", ressalta. Outra questão apontada pela funcionária diz respeito à preservação dos itens. "As pessoas colaboram com a cultura de manter tudo em ordem, sem estragar", diz.

Passeando com a família pelo centro de Candelária, Vedi Beise observava, no início da tarde de quarta-feira, a colocação dos enfeites de Páscoa nas ruas. A moradora da Linha do Rio acredita que a decoração é capaz de atrair visitantes. A aposentada esteve acompanhada pela neta Andrieli Brixner, de 6 anos, adoradora de coelhos da Páscoa. Nos dias que antecedem a data comemorativa, a menina propõe uma troca com o Coelhinho: açúcar por ovos de chocolate. "Já ganhei muitos ovinhos. O Coelho deixou as embalagens espalhadas pelo galpão, sobre os fardos de fumo", conta, animada.

PROGRAMAÇÃO - A Páscoa Criativa, em Candelária, não se restringe apenas à decoração. Ainda no início desse mês, o tradicional dindinho será disponibilizado à comunidade, especialmente às crianças. Os primeiros a passearem no veículo serão os alunos de 1ª a 4ª série de 30 educandários da rede municipal de ensino. Acompanhados de seus professores, observarão a decoração do município e receberão um kit com chocolates. Posteriormente, alunos de escolas estaduais e particulares também participarão do passeio. A ação conta com o auxílio da secretaria municipal de Educação.

Outro evento desenvolvido a cada ano no município é a encenação da Paixão e Morte de Cristo. A peça teatral será apresentada na Sexta-feira Santa, às 10h, no Cerro Botucaraí e, posteriormente à noite, no centro de Candelária. O grupo de teatro Cara & Cor’agem interpreta a encenação. Essa atividade é promovida pela Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo, secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esportes e comunidade católica.

Fonte:Folha de Candelaria