Candelária, 06 de Maio de 2024

Ações ambientais no Dia da Água
29 de Março de 2011

Ações ambientais no Dia da Água

Três movimentos caracterizaram o Dia Mundial da Água em Candelária, celebrado na terça-feira, 22. Eles abrangeram o plantio de árvores em áreas estratégicas, além de uma palestra que reuniu catadores do município. A primeira ação ocorreu durante a manhã em um trecho do Rio Pardo localizado na Rebentona. Na ocasião, integrantes do 5º ano da Escola Percílio Joaquim da Silveira, representantes da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e funcionários da AES Sul efetuaram o plantio de 80 mudas de árvores. O educandário atuará como responsável pela manutenção das plantas daqui para frente. Em apoio aos programas ambientais desenvolvidos pela secretaria, a AES Sul doou 760 mudas de árvores nativas de diversas espécies, que foram distribuídas entre os projetos João de Barro e Plante Mais Verde em Sua Vida.

Nessa primeira ação, desenvolvida na Rebentona, os alunos colocaram a mão na massa. A atividade despertou o interesse dos estudantes, conforme conta Lidiane Radtke, diretora da divisão de meio ambiente da secretaria. "O trabalho foi muito proveitoso. Os alunos acompanharam, de perto, o desenvolvimento da ação em um local percorrido por eles diariamente", comenta. No segundo momento relativo ao Dia da Água, funcionários da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente plantaram, na terça-feira à tarde, 35 mudas de árvores na Prainha de Candelária. O plantio é capaz de amenizar impactos ambientais extremos, como seca ou alagamentos.

No último evento do dia, catadores que atuam no recolhimento de materiais recicláveis em solo candelariense compareceram na palestra destinada à categoria. Cerca de dez pessoas se dirigiram ao Centro Social. O encontro, ministrado por Maria Helena Tavares, representante da Cooperativa de Catadores de Cachoeira do Sul, tratava da importância da criação de uma cooperativa específica para esses trabalhadores. Quando o grupo for regularizado, poderá solicitar recursos. Antes de a cooperativa ser criada, os catadores passarão por um processo de capacitação que visa promover a socialização da categoria para o posterior cooperativismo. A previsão é que o curso inicie no próximo mês. As atividades realizadas no Dia da Água foram promovidas pela secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente e contaram com o apoio da Emater, do Comitê da Água e da secretaria municipal de Assistência Social, no caso palestra.

PROGRAMAS AMBIENTAIS - O projeto João de Barro, iniciado em 2008, tem como objetivo a recuperação do meio ambiente por meio da construção de corredores ecológicos. São faixas de 30m em cada margem do Rio Pardo. Já o projeto Plante Mais Verde em Sua Vida, fundado em 2009, consiste no diagnóstico e solução de problemas relacionados à arborização urbana. Segundo Lidiane, essa é uma ação que envolve a comunidade como um todo ao passo que incentiva os moradores de Candelária a plantar árvores em frente às suas residências. Padronizar as espécies de plantas por quadras também faz parte dos objetivos do projeto Plante Mais Verde em Sua Vida. Ambos os programas partiram de iniciativas da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Fonte:Folha de Candelaria