Ir para o Conteúdo

Candelária, 05 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Decoração de Páscoa nas ruas segunda-feira
29 de Março de 2011

Decoração de Páscoa nas ruas segunda-feira

Trabalho intenso nas oficinas da Páscoa Criativa. O projeto, criado pela Prefeitura e coordenado pelo gabinete da primeira-dama em parceria com as secretarias municipais, vem sendo desenvolvido desde janeiro. A atividade é desempenhada por funcionários e voluntários, que inovam na produção a cada ano. Em sua sexta edição, a Páscoa Criativa reaproveita materiais utilizados na decoração pascal e natalina de outros anos. A partir da próxima segunda, 28, a população poderá conferir, nas ruas de Candelária, uma série de itens que remetem à Páscoa: coelhos, ovos, cenouras, além de acessórios diferenciados, como quadros, gaiolas e casinhas. O projeto conta com o apoio financeiro da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic), empresários locais e pessoas físicas.

Cerca de 15 pessoas estão envolvidas diariamente com os trabalhos nas oficinas instaladas junto ao gabinete da primeira-dama. Em um ambiente descontraído, a fábrica trabalha em ritmo acelerado. A organização da Páscoa Criativa realiza pesquisas que envolvem embelezamento, no intuito de buscar novas inspirações e incre-mentar a decoração. Conforme a primeira-dama Jussara Mainardi, o trabalho de renovação das peças é essencial. "A comunidade espera ansiosa pelas novidades criadas dentro do projeto e que posteriormente vão às ruas", explica. A Páscoa Criativa é tradicional em Candelária e surgiu com a ideia de complementar ações promovidas nessa data comemorativa, como a encenação da Paixão e Morte de Cristo.

Terezinha Marlene Inácio, 55, trabalha como voluntária na Páscoa Criativa pela primeira vez. A dona-de-casa ficou sabendo da oportunidade por meio de uma amiga. Terezinha, que está participando das oficinas há duas semanas, tinha experiência em costura, mas não em decoração. Ela destaca o aprendizado proporcionado pelo trabalho voluntário, que, além de tudo, lhe possibilitou novas amizades. A voluntária evidencia sentimentos de alegria e satisfação ao saber que visitantes de toda a região irão prestigiar sua produção artesanal pelas ruas da cidade. "É um orgulho auxiliar na decoração de Candelária", enfatiza. Para ela, a Páscoa representa o resgate da religiosidade e a confraternização com a família.


RESULTADOS - Mara Betina Florindo, 42, é funcionária do gabinete da primeira-dama. Essa já é sua sexta participação na Páscoa Criativa. A cada ano, aprimora a técnica artesanal. Ela destaca a troca de experiências que há entre os envolvidos no projeto. Sua maior gratificação, segundo conta, é ver o olhar atento e alegre da criançada ao visualizar os coelhos nas ruas. A funcionária considera importante manter o clima da Páscoa e resgatar a espiritualidade proposta pelo período, que, sobretudo, sugere renovação.

De acordo com a primeira-dama Jussara Mainardi, o grande diferencial da Páscoa Criativa, em Candelária, se refere ao fato de todas as peças serem produzidas à mão. Segundo ela, o sucesso das cinco edições passadas só foi possível com a colaboração da comunidade. "Os próprios moradores policiam os enfeites e se sentem responsáveis por eles", explica. Os adereços pascais enfeitarão as avenidas e a praça Alberto Blanchard da Silveira, que sediará a toca do coelho. Conforme ela, a ideia da Páscoa Criativa é manter o espírito da celebração cristã. "Vale ressaltar que a data também deve ser celebrada em casa. Cada um deve exercitar a fé e a religiosidade no seu próprio lar", lembra.

Com 12 anos de experiência em marcenaria, Fabeliano Staffen, 29, é quem produz e realiza a montagem das peças de madeira, incluindo as casinhas que irão abrigar os coelhos nos canteiros da cidade. Essa é a primeira vez que o funcionário da secretaria de Assistência Social atua na Páscoa Criativa. Para ele, os principais aspectos decorrentes do trabalho são o exercício da criatividade e a gratificação ao ver que seu trabalho é admirado pelo público. Staffen conta que seus familiares, residentes em São Paulo e no Paraná, elogiam a decoração de Candelária e afirmam que essa é uma peculiaridade quase que exclusiva do município.

MAIS - Paralelo às comemorações religiosas, a criançada também tem espaço nas atividades da Páscoa Criativa. No início do mês de abril, o já conhecido dindinho será disponibilizado à comunidade. Os primeiros a passearem no veículo serão os alunos de 30 educandários da rede municipal de ensino. Estudantes de 1ª a 4ª série, acompanhados de seus professores, percorrerão um roteiro que envolve a observação da decoração da cidade e o recebimento de um kit que contém chocolates. Posteriormente, alunos de escolas estaduais e particulares participarão do passeio. A atividade conta com o auxílio da secretaria municipal de Educação.


E vem aí a 1ª Chococande

A primeira-dama Jussara Mainardi lembra que a principal novidade para a Páscoa 2011 consiste no evento denominado 1ª Chococande. A ação, inédita no município, visa a geração de renda para grupos de mulheres rurais. A promoção é da Prefeitura em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater. Neste domingo, uma representante de cada local participará de uma oficina gratuita que abordará a confecção de chocolates e trufas. A aula será desenvolvida na cozinha comunitária do bairro Ewaldo Prass.

Após esse procedimento, os grupos rurais terão o período de duas semanas para preparar seus produtos. A venda de chocolates ocorrerá no dia 15 de abril, ao lado da Casa de Cultura Marco Mallmann, durante a 1ª Chococande. Na mesma data, haverá exposição de itens da Casa do Artesão e palestra motivacional sobre a geração de renda para a mulher rural. Conforme Jussara, a oficina de chocolate pode ser considerada a precursora de uma futura fabricação mais intensa do produto. "Gramado começou assim", declara. De acordo com a primeira-dama, a confecção de chocolates e trufas funciona como uma oportunidade de diversificação de renda para as mulheres rurais.


ENCENAÇÃO - Candelária contará, mais uma vez, com a encenação da Paixão e Morte de Cristo. Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Jorge Mallmann, a peça será apresentada na Sexta-feira Santa, às 10h, no Cerro Botucaraí, e posteriormente à noite, no centro de Candelária. Atua na encenação o grupo teatral Cara & Cor’agem. A atividade é promovida pela Associação Cultural de Candelária Erico Veríssimo, secretaria municipal de Turismo, Cultura e Esportes e comunidade católica.








+ notícias