Ir para o Conteúdo

Candelária, 02 de Maio de 2024


Início do Conteúdo

Notícias

Assistência estimula a busca pelo primeiro emprego
01 de Fevereiro de 2011

Assistência estimula a busca pelo primeiro emprego

Em menos de três meses, dois adolescentes que participam de projetos sociais desenvolvidos pela secretaria municipal de Assistência Social foram encaminhados para o mercado de trabalho. A primeira vaga foi ocupada por Carol Helena da Silva, 15 anos, integrante do Projeto dos Sonhos. No dia 25 de outubro de 2010 ela foi contratada na condição de Menor Aprendiz para atuar junto à agência do Banco do Brasil de Candelária. Recentemente, no dia 4 deste mês, Douglas da Silva Luz, 16 anos, integrante do Projovem Adolescente, preencheu a vaga de Adolescente Aprendiz ofertada pela agência local da Caixa.

Eles foram estimulados a buscar o primeiro emprego e, por um período de dois anos, terão a oportunidade de se qualificar para trabalhos futuros. No ano passado, edição de 19 de novembro, a Folha divulgou a contratação de Carol e hoje, 28, destaca como ocorreu a seleção de Douglas. Estudante do 3º ano Ensino Médio da escola Lepage, ele foi indicado juntamente com outros dois colegas do Projovem Adolescente (coletivo Rincão Comprido) para disputar a vaga de aprendiz junto à Caixa. Sua escolha foi determinada pelos requisitos constantes no programa, como idade, renda per capita, comportamento, entre outros. "Ele sempre foi muito responsável, educado, assíduo ao projeto", revela a orientadora social Mara Machado, que coordena o Projovem juntamente com a facilitadora de oficinas Jackeline Faber.

Na manhã de quarta, 26, elas visitaram o gerente geral da agência local da Caixa, Paulo Görck, para conferir o trabalho desenvolvido por Douglas e destacar o incentivo dado aos participantes dos projetos sociais mantidos no município. Na ocasião, Mara ressaltou que todos os adolescentes são estimulados a se profissionalizar e a buscar melhores oportunidades. "A conquista do Douglas vai servir de exemplo para outros jovens e mostrar que é possível progredir, mudar sua realidade", considerou Mara. Neste aspecto, Görck acrescentou que outros adolescentes e jovens poderão reconhecer o quanto vale a pena ser comprometido e ter uma boa conduta. "O objetivo é dar oportunidade para os menores que estão em vulnerabilidade social e que sejam realmente merecedores de uma chance como essa", assegurou.


ROTINA - Até os 18 anos Douglas poderá permanecer na função. Ele tem desenvolvido atividades diversas na condição de aprendiz e cumpre um expediente diário de quatro horas. Além da rotina bancária, se dedica ao estudo de temas pertinentes ao Adolescente Aprendiz, como sexualidade, drogadição, cidadania. "Também tem a oportunidade de acessar pela internet os cursos da universidade corporativa da Caixa", expôs o gerente. Douglas foi contratado pelo Movimento Assistencial da Brigada Militar de Porto Alegre, uma das entidades conveniadas à Caixa, que fará o pagamento de seu salário. Como benefício, ele também tem carteira assinada e auxílio-alimentação.


Sobre o Projovem

Voltado à capacitação de adolescentes de 15 a 17 anos com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho e, assim, qualificá-los para a vida em sociedade, o Projovem está com inscrições abertas em Candelária. Neste ano serão formados coletivos nos bairros Marilene e no bairro Ewaldo Prass. Para se inscrever é preciso ter 15 anos completos e ter disponibilidade durante a tarde. Ao todo serão disponibilizadas 50 vagas (25 para cada). As atividades, com duração de dois anos, incluem esporte e lazer, palestras, oficinas de artesanato, cursos profissionalizantes, passeios, oficinas sócio-educativas, informática, entre outras. As inscrições encerram no dia 28 de fevereiro. Mais informações na secretaria de Assistência Social.

Fonte:Folha de Candelária








+ notícias