Candelária, 01 de Maio de 2024

Carnês do IPTU já estão à disposição dos contribuintes
01 de Fevereiro de 2011

A prefeitura de Candelária está disponibilizando desde segunda, 24, os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2011. A previsão é de que sejam arrecadados em torno de R$ 900 mil com o tributo. O montante, comumente aplicado em obras e melhorias que beneficiam a comunidade, deve ingressar nos cofres públicos até o mês de julho, quando vence a última parcela - se, obviamente, não houver inadimplência.

O pagamento, no entanto, pode ser feito em cota única, com desconto de 10%, até o dia 10 de março. Quem quiser adiar e pagar no dia 10 de abril perde o desconto. O mesmo acontece quando do parcelamento do débito em até quatro vezes - abril, maio, junho e julho. Conforme a secretaria municipal da Fazenda, se o pagamento for feito fora de algum destes prazos há cobrança de multa de 2% sobre o valor do tributo, juros de 1% ao mês e correção monetária. O titular da Pasta, Ottmar Becker, explica que a maioria dos carnês é paga de forma parcelada. "Apesar do desconto, muita gente opta por fazer o pagamento em mais vezes para equilibrar o orçamento", disse. Ao todo, foram impressos 5.296 carnês, que poderão ser retirados até o dia 21 de fevereiro. Vencido este prazo, é feita a entrega no endereço do imóvel ou no endereço previamente indicado para remessa de correspondências. Vale ressaltar que o IPTU foi reajustado em 11,32% neste ano com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). O tributo poderá ser pago na prefeitura, na Casa Lotérica ou na agência da Caixa.