Candelária, 02 de Maio de 2024

Município confirma verbas para calçamento e moradias
17 de Janeiro de 2011

Município confirma verbas para calçamento e moradias

O projeto para a execução de obras de pavimentação, sinalização, drenagem e calçamento de ruas de Candelária foi selecionado para participar do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. A boa notícia, já esperada, foi confirmada pela Portaria N° 644, de 22/12/2010, contendo os nomes dos municípios brasileiros que foram selecionados. Entre os 13 municípios gaúchos do grupo 3 (com até 50 mil habitantes), Candelária estava incluída, com um montante de R$ 1.900.000, com contrapartida do município de R$ 138.330,00. Candelária é o único município integrante da Superintendência da Caixa Econômica Federal de Santa Maria beneficiado com as obras do PAC 2.

Em novembro do ano passado, o prefeito Lauro Mainardi, juntamente com o secretário municipal de Planejamento Bernardo Pedro Rizzi e o Engenheiro Roberto Waechter, estiveram em Brasília para apresentar o projeto ao Ministério das Cidades. Elogiando o plano, os técnicos do governo federal adiantaram, na ocasião, que haveria boas possibilidades de vir a ser aprovado. Ontem, no Gabinete do Prefeito, o gerente regional de Negócios da superintendência da Caixa, Giovani Fantinel, acompanhado pelo gerente de sustentação ao negócio, Luiz Fernando Benetti Machado, e o gerente da agência local, Paulo Roberto Görck, estiveram reunidos com o prefeito Lauro Mainardi para acompanhar a tramitação dos projetos e agilizar os processos para a liberação da verba, que será utilizada para pavimentação e obras de drenagem fluvial em três ruas do bairro Rincão Comprido: Sílvio Pinto, Herculano Manoel Ferreira e Daltro Filho.

Participaram da reunião os secretários Ilo Moraes, da Habitação, Ottmar Becker, das Finanças, Paulo Butzge, da Administração, o ex-secretário de Obras Ênio Rohde e o engenheiro da prefeitura, Roberto Waechter.

GARANTIA - Indagado sobre o andamento dos projetos pelos gerentes da Caixa, o engenheiro Roberto Waechter disse que o setor dispõe de toda a documentação necessária para garantir a verba e viabilizar as obras. "O que nos foi solicitado será encaminhado à superintendência da Caixa no máximo até a próxima semana", garantiu. O prazo para habilitação se encerra no dia 31 de março, mas o prefeito Lauro Mainardi quer agilidade na tramitação para que possa entregar as obras ainda durante seu mandato.

CASAS - E as boas notícias não param por aí. Também ontem foi assinado o convênio entre a prefeitura e a Caixa para a construção de mais 40 unidades habitacionais em terreno da municipalidade localizado na rua Amândio Silva. A governo federal destinará através do Ministério das Cidades R$ 598.100,00 e o município entrará com a contrapartida de R$ 92.800, totalizando um investiumento de R$ 690.100,00. A prefeitura tem prazo de 150 dias para apresentar os projetos e garantir a verba.

Além desses recursos, o município também teve recentemente aprovado um financiamento junto ao governo do Estado, no Programa CAIXA RS, no montante de R$ 2 milhões, com contrapartida R$ 226 mil. Somadas a outras verbas oriundas de emendas parlamentares, a previsão é de que município invista cerca de R$ 6 milhões em obras.

Confira os trechos que serão beneficiados pelas obras do PAC 2

Rua: Silvio Pinto