Candelária, 06 de Maio de 2024

Beira Rio quer produzir calçados em Candelária
16 de Dezembro de 2010

Beira Rio quer produzir calçados em Candelária

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Habitação, Ilo Moraes, confirmou mais uma boa notícia para o setor industrial na manhã de terça, 7. Logo depois de ter participado de uma reunião, no gabinete do prefeito Lauro Mainardi, que contou com a presença do gerente industrial da filial Teutônia da Beira Rio, Paulo Cláudio Rauber; do coordenador de ateliês da empresa, Marcos Sérgio Scholles; dos proprietários de dois ateliês locais e do chefe do Executivo, ele informou que a Calçados Beira Rio está interessada em terceirizar parte da sua produção em Candelária.

Em entrevista à Folha, Moraes revelou que a empresa quer selar parceria com dois ateliês do município. "Ficou acertado que os empresários terão que organizar a estrutura. Em contrapartida, receberão incentivos fiscais (isenção de impostos municipais) e físicos (auxílio no pagamento do aluguel dos prédios) da prefeitura", explicou, ao evidenciar que esta é uma importante conquista para o município e resultado dos constantes contatos mantidos com proprietários e investidores do ramo comercial e industrial. O secretário acrescentou que a Beira Rio manifestou interesse de iniciar os trabalhos já no mês de janeiro. Contatado na manhã de quarta, 8, o gerente industrial da empresa, Paulo Rauber, confirmou que há interesse de firmar tal parceria em Candelária. Segundo explicou, o objetivo é terceirizar os serviços de forração de palmilhas e costura de cabedal. Informou, também, que num primeiro momento a meta é de criar 120 empregos, sendo que o número poderia aumentar conforme a demanda de trabalho. "A Beira Rio tem, hoje, uma produção diária de 200 mil pares de calçado. Então, dependendo da estrutura de trabalho, o número poderá aumentar no futuro", acrescentou.

Já os proprietários dos ateliês informaram à Folha que por enquanto não há nada acertado, tendo em vista que precisam avaliar alguns custos antes de firmarem o negócio com a Beira Rio.

IMPORTANTE - De acordo com o secretário Ilo Moraes, a criação destes empregos vai se dar num momento oportuno, já que o município tem fornecido mão-de-obra para outras cidades da região. "Atualmente, mais de 300 pessoas saem todos os dias do município para trabalhar em Santa Cruz, Lajeado, Venâncio e Santa Clara do Sul", disse. O objetivo, conforme ressaltou, é instalar uma filial da Beira Rio em Candelária para absorver esta mão-de-obra. "Eu e o prefeito já fizemos o convite para os diretores executivos da empresa. Eles estiveram visitando o município na semana passada e garantiram que há grandes chances de ser aberta uma filial aqui", enfatizou. Na ocasião, o secretário e o prefeito foram informados de que a empresa faz questão de construir os seus prédios seguindo padrões previamente estabelecidos. O tamanho de área construída, neste caso, seria de 7.500m².

DISTRITO INDUSTRIAL - Caso a Beira Rio confirme no futuro a instalação de uma filial em Candelária, a prefeitura terá que fornecer o terreno com toda a infraestrutura. "Isso é viável para a administração porque vai gerar novos postos de emprego", garantiu Ilo Moraes. Em situações como esta, se reforça a necessidade de instalar um Distrito Industrial no município, o que tem sido constantemente defendido pelo secretário. Mas para que o projeto saia do papel a administração terá que adquirir uma área. "Temos mantido contato com os proprietários de alguns terrenos para tentar uma negociação. Acreditamos que seja possível concretizar o investimento nos próximos meses", evidenciou.

Sobre a empresa

A Beira-Rio S.A. é uma empresa de calçados femininos. Foi fundada em 1975, na cidade de Igrejinha. Atualmente possui matriz administrativa instalada em Novo Hamburgo e filiais produtivas nos municípios de Igrejinha, Roca Sales, Sapiranga, Taquara, Osório, Mato Leitão, Novo Hamburgo e Teutônia. É uma das maiores fabricantes de calçados do Brasil, sendo que emprega mais de cinco mil pessoas e seus produtos estão presentes em mais de 60 países. Sua produção diária é de 200 mil pares.

Fonte: Wikipedia

Fonte:Folha de Candelaria