Candelária, 01 de Maio de 2024

Papai Noel e dindinho encantam a criançada
16 de Dezembro de 2010

Papai Noel e dindinho encantam a criançada

O clima é de Natal em Candelária. Com as ruas repletas de ornamentos criativos - e que trazem acabamento muito caprichado -, não há como candelarienses e visitantes se mostrarem indiferentes a tanta criatividade. Nos últimos dias, a praça Alberto Blanchard da Silveira tem sido um dos cenários preferidos para tirar fotos. Prova de que muitas pessoas querem guardar uma recordação desta época do ano. As crianças, em especial, demonstram fascínio pelo colorido dos enfeites. São: pisca-piscas, árvores natalinas, castelinho, miniroda gigante, trenós, trenzinho, bancos e até instrumentos musicais, como pianos e bateria.

Em meio a tantos atrativos ainda está a Casa do Papai Noel, um ambiente que mexe com a fantasia até mesmo dos adultos. Personagem ilustre, ele recebe os pequenos com doces e um abraço carinhoso. Na tarde de terça, 7, por exemplo, o Bom Velhinho recebeu a visita de 10 alunos, do 1º ao 5º ano, da escola Afonso Beise, da localidade do Quilombo. Empolgados, não viam a hora de encontrá-lo para entregar as cartinhas com os pedidos de presentes. Aconselhados pela professora Rosane Laís Beise, que os acompanhava, deixaram a correspondência direto numa caixinha. A aluna do 1º ano, Gisele Oliveira de Brito, de seis anos, se mostrava concentrada porque estava tendo a oportunidade de pedir uma boneca no Natal. Mais descontraído, Cledir Luís da Silva, 10 anos, do 4º ano, foi mais ousado ao pedir um celular. Conforme a professora Rosane, maioria dos alunos deseja coisas simples. "Tudo é de acordo com a realidade deles. Não é nada exagerado", observou.

Além dos grupos de estudantes, o Papai Noel tem recepcionado as crianças que vão visitá-lo na companhia dos pais. Uma delas foi a pequena Raíssa dos Santos, de cinco anos, a filha caçula de Elizandra Barreto dos Santos, moradora do bairro Marilene. "Ela estava pedindo muito para vir e quer ganhar uma boneca", revelou a mãe.

DINDINHO - O encantamento da meninada se completa, ainda, com os passeios de Dindinho - um trator com reboque decorado e que percorre a avenida Pereira Rego para que as pessoas vejam calmamente os enfeites natalinos. Durante o trajeto, é possível se divertir cantando várias músicas de Natal. Concluído o roteiro, a criançada ainda ganha uma guloseima, como picolés e pirulitos. Na avaliação da primeira-dama Jussara Mainardi, principal idealizadora do projeto Natal Criativo de Candelária, a integração entre crianças da cidade e do interior, propiciada nesta época, é extremamente importante. Ontem, 9, enquanto fazia a manutenção dos enfeites expostos na praça Alberto Blanchard da Silveira, com um grupo de funcionários e voluntários do seu gabinete, ela evidenciou que este foi o melhor Natal já organizado no município. "Tudo foi preparado com muita simplicidade, num gesto simbólico de carinho por toda comunidade. As pessoas estão contagiadas e, de certo modo, também se sentem ‘donas’ da decoração", disse. "Eu vejo o Natal com olhos de criança e por isso torço para que os enfeites revistam a comunidade de emoção", acrescentou Jussara.

NOVIDADE - Todos os anos o projeto Natal Criativo revela surpresas nos enfeites. Depois dos Papais Noéis travessos, que apareciam em poses muito divertidas, foram idealizados os que homenageiam profissionais. Por isso, em meio à decoração, aparecem Noéis vestidos de médicos, enfermeiros, bombeiros e militares. Mais uma novidade que chama atenção pela criatividade. Vale ressaltar que Candelária alcançou notoriedade por conta da programação natalina em vista da combinação entre a decoração e os eventos promovidos pela prefeitura, em parceria com a Associação Cultural de Candelária Erico Verissimo (Accev). Os enfeites só devem ser retirados das ruas no dia 6 de janeiro de 2011. O apoio financeiro é da Associação do Comércio e Indústria de Candelária (Acic) e da Conesul. A Gazin e a prefeitura também são importantes parceiros.

Não perca

O Natal das Candeias prossegue no próximo dia 19, com a encenação do Presépio Vivo, show com o grupo Os Fagundes e o tradicional show de fogos de artifício. Local: praça Alberto Blanchard da Silveira

Atenção para as datas e horários

Casa do Noel